Passageiro pode pagar passagem de trem com chip implantado na mão

Passageiro pode pagar passagem de trem com chip implantado na mão

Uma empresa de trens na Suécia tem a solução para os passageiros que esquecem ou perdem com frequência as passagens em papel; e a resposta está sob a pele. A SJ Railways está oferecendo aos passageiros a opção de pagar a viagem através de um chip implantando na mão

O pequeno chip possui a tecnologia NFC (Near Field Communication) – que permite a troca de informações sem fio e de maneira segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos -, permitindo que a mão dos passageiros seja digitalizada.

A medida é pioneira só é possível para as pessoas que já possuem o implante biométrico, uma vez que a empresa de trens não oferece o chip. Cerca de 2 mil suecos já tem a tecnologia implantada na pele, a maioria por trabalhar na indústria tecnológica.

A SJ Railways espera que cerca de 200 pessoas adotem o microchip para fazer as viagens de trem. Mas, para acessar a novidade, os usuários devem se inscrever no programa de fidelidade da empresa. Para utilizar o serviço, o cliente deve comprar a passagem normalmente, via site ou aplicativo, para que o código seja vinculado ao chip.

Como toda nova tecnologia, ainda há ajustes a serem feitos. Nas primeiras experiências, o perfil da rede social Linkedin apareceu no lugar bilhetes eletrônicos. “É apenas uma questão de dias até que todos tenham acesso”, disse um porta-voz da SJ ao portal Independent

“É claro que sempre haverá reações diversas. Algumas pessoas ficam preocupadas com a questão da privacidade, e isso é algo que levamos muito a sério”, continua o porta-voz da empresa. “Algumas pessoas estão confusas e acham que poderão ser rastreadas, mas eles devem estar mais preocupados com o uso do celular ou do cartão de crédito”.

A Suécia é um dos países mais tecnológicos do mundo. Apenas 2% de todas as transações são feitas em dinheiro.  


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *