Empresa israelense cria impressora 3D que faz refeições personalizadas

Empresa israelense cria impressora 3D que faz refeições personalizadas

A empresa israelense Yissum, da Universidade Hebraica de Jerusalém, apresentou na última semana uma impressora 3D capaz de criar refeições personalizadas de nanocelulose, uma fibra natural comestível e livre de calorias.

A invenção tem potencial de se tornar uma opção inovadora e eficaz para abastecer populações ao redor do globo. A base da impressora é a nanocelulose – matéria-prima renovável e inesgotável -, mas a tecnologia permite a adição de diferentes componentes alimentares, como gorduras, proteínas e carboidratos.  A impressora pode cozinhar, assar, fritar e grelhar enquanto imprime tridimensionalmente. Assim, é possível atender as mais variadas dietas para diversos tipos de consumidores.

“A capacidade de preparar, misturar, formar e cozinhar automaticamente alimentos personalizados em um único dispositivo é um conceito revolucionário”, segundo o presidente e CEO da Yissun, Yaron Daniely. “A ideia é permitir o controle total das substâncias utilizadas, com a finalidade de criar refeições saudáveis e saborosas”.

Daniely espera que a nova tecnologia ajude a atender demandas de pessoas com doenças específicas, além de se adequar a determinados hábitos nutricionais, como o dos vegetarianos, ou até mesmo para enfrentar o problema da falta de alimentos em países em desenvolvimento.

Fundada em 1964, a Yissun é classificada frequentemente como uma das principais empresas de tecnologia do mundo. A israelense já registrou mais de 9 mil patentes e licenciou 880 tecnologias, distribuídas em mais de 120 empresas, como Microsoft e Google.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *