Robô faz exercícios até suar

Robô faz exercícios até suar

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveu um robô extremamente realista — não só pelo formato do corpo, como suas articulações e proporções, mas porque ele também pode fazer exercícios até suar.

O estudo foi divulgado pela revista científica Science Robotics. Segundo a publicação, a ideia é reproduzir o corpo humano da forma mais fiel possível. Robôs com aspecto físico semelhante ao de humanos não são novidade, por isso a pesquisa focou em imitar a biologia humana.

Para suar, Kengoro, como foi batizado, possui uma quantidade de água que circula por dentro de sua estrutura de metal para que o mantenha em temperatura amena enquanto os seus motores operam. Conforme ele vai se exercitando, a água é expelida em forma de vapor. E, assim como qualquer pessoa, sua energia acaba quando não há mais água armazenada.

Os pesquisadores utilizaram como referência o robô Kenshiro, inspirado no corpo de um menino de 13 anos. Kengoro ficou um pouco mais pesado, porém o comprimento dos pés e a proporção de ombro e membros ficaram bem próximos da realidade.

A vantagem de Kengoro em relação aos humanos é sua incrível flexibilidade, seis vezes maior, o que permite que ele faça exercícios de grau intenso com mais facilidade. Sua musculatura também impressiona. Os músculos artificiais são resistentes o bastante para que ele fique na ponta dos pés.

Kengoro é tão envolvido com atividades físicas que possui um esporte favorito: badminton. Seus braços foram feitos para serem ágeis e fortes para acertar raquetadas.

Os estudos envolvendo Kengoro estão longe de acabar, afirma a equipe envolvida.

Veja abaixo uma amostra de como Kengoro usa seu potencial atlético e sinta-se motivado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *