Samsung anuncia celular dobrável para 2018

Samsung anuncia celular dobrável para 2018

A nova aposta da Samsung para 2018 é especialmente feita para quem sofre com rachaduras e amassados no celular. Não é uma nova película nem uma nova capinha inquebrável. A promessa é a de um celular dobrável. 

A expectativa é a de que o aparelho resista a torções, flexões e dobre de tal forma que possa ser usado como uma grande pulseira ao redor do braço. Por ser constituído de materiais mais resistentes e maleáveis, o celular é mais resistente a rachaduras.

Por mais inusitada que possa parecer, essa tecnologia já existe, e um modelo parecido foi concebido por pesquisadores da Universidade de Queen, no Canadá. O protótipo canadense permite torção do aparelho e possui uma tela de OLED (diodo emissor de luz orgânico, na sigla em inglês) cujo brilho é semelhante ao de E-readers como o Kindle.0

Outros materiais usados no aparelho são substratos de plástico, que permitem maleabilidade da carcaça, e sensores de curvatura capazes de enviar sinais ao aparelho: para encerrar uma chamada, basta dobrar o celular ao meio.

Segundo os cientistas canadenses responsáveis por esse projeto, o grande desafio está em alguns outros componentes do celular, como os chips, as baterias e as câmeras embutidas, que são feitos de materiais não maleáveis.

Outras empresas caminham na mesma direção. Segundo o relatório feito pela Research and Markets, em 2016, as telas flexíveis já movimentaram US$ 2,67 bilhões em receita. Entre as empresas que mais solicitaram a tecnologia, está a americana Apple e a sul-coreana LG.

Quando a Samsung lançará seu primeiro telefone dobrável, anteriormente denominado “Galaxy X”, tem sido uma questão no mercado desde que a empresa apresentou um protótipo de exibição flexível chamado Youm, em 2013. Ao que tudo indica, a novidade pode ficar para meados de 2018, embora o próprio presidente da companhia tenha revelado, em pronunciamento, que ainda há muitos desafios para superar antes do lançamento do produto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *