#5 modelos de fones de ouvido sem fio para diferentes usos e preferências

Onipresentes nas ruas de praticamente todo o mundo, em tamanhos, cores e modelos variados, os fones de ouvido foram criados há mais de 100 anos. Alguns são quase imperceptíveis, um pequeno botão encaixado na orelha e sem fio. Mas o primeiro modelo, criado no final do século 19, pesava cerca de cinco quilos e era feito de forma artesanal.

Usados originalmente para amplificar o som, melhorando a comunicação por rádio ou telefone, foram ganhando novos usos e se popularizando à medida que ficavam mais leves e menores, até ganharem as ruas e parques, no fim da década de 1970, com o lançamento dos walkmans. E há duas décadas, se tornaram independente dos fios, com o desenvolvimento da tecnologia wireless, que permite a troca de informações entre dispositivos móveis ou fixos por meio de uma conexão sem cabos.

Recentemente, a revista Wired publicou uma lista dos fones de ouvido sem fio – eles incluem nessa categoria os fones que se encaixam na orelha e possuem bateria embutida, além de estojo que funciona como carregador – selecionados por seus editores. Eles listaram modelos que se destacam pela eficiência em diferentes quesitos e preferências de uso.

Menor ruído externo

Bose QuietComfort Earbuds – O modelo Quiet Confort possui microfones extras e processadores que diminuem muito os ruídos externos. Isso faz com que tenham tamanho um pouco maior do que os demais.

Melhor som

Samsung Galaxy Buds Pro – Um conjunto de driver duplo reduz o ruído externo e faz com que esse modelo tenha a melhor qualidade de som entre os que foram testados pelos editores da Wired.

Melhor para malhar

Jabra Elite 85T – Com bom design, se ajustam bem e ficam firmes na orelha e possuem controles físicos, melhores para quem está se exercitando do que os controlados pelo toque.

Maior duração da bateria

Master e Dynamic MW07 Go – Com duração de 10 horas (e podendo ser recarregado para mais 12 horas no estojo), esse é o modelo com maior autonomia de bateria. São resistentes à água e possuem botões de comando na parte superior de cada fone de ouvido.

Bom e barato

JLab Audio Go Air – A fabricante JLab se tornou conhecida por oferecer bons modelos de fones de ouvido por preços menores que a concorrência. O Audio Go Air tem bateria com duração de cinco horas e é à prova de suor.

Esses pequenos dispositivos, que parecem grãos e permitem ouvir notícias ou música com som de qualidade em qualquer lugar, são libertadores, e devem seguir evoluindo. “Minúsculos e leves, porém, são fáceis de perder, o que, considerando o preço da maioria deles, é um risco significativo”, diz o especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern.