#5 tecnologias disruptivas que estão em alta em 2021

As tecnologias disruptivas trazem soluções para muitos dos problemas que enfrentamos, muitos deles altamente complexos. Elas transformam os negócios em nosso dia a dia. Aqui estão cinco delas, em destaque, e, ao que tudo indica, são as mais promissoras no que diz respeito aos próximos avanços tecnológicos. “À medida que continuamos a reinventar o mundo em que viveremos, podemos tirar vantagem das tendências digitais e tecnológicas já disponíveis. Porque são essas tendências que vão moldar a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos”, diz Arie Halpern, especialista em tecnologia disruptiva.

Confira a lista das 5 tecnologias disruptivas mais promissoras em 2021 segundo Halpern.

Conexão 5G

Nos últimos anos, várias empresas de tecnologia móvel estão empenhadas em melhorar cada vez mais a confiabilidade e a rapidez da conexão. A conectividade de quinta geração deve ser implementada em muitos países este ano, proporcionando uma rede mais rápida e streaming de vídeo de maior qualidade. O aumento da velocidade tornará o trabalho remoto mais fácil, pois os usuários terão acesso a uma maior conectividade global, melhores sistemas de segurança, mais largura de banda e muito mais.

IA ética

Criar ferramentas e aplicativos de inteligência artificial (IA) seguros se tornou crucial. Implementar a ética em uma tecnologia em desenvolvimento garantirá uma tomada de decisão precisa e humana. Com os avanços crescentes da inteligência artificial e das tecnologias de aprendizado de máquina, as empresas acreditam que devem compreender e determinar o impacto ético dessas ferramentas. Portanto, a IA continuará a crescer, para garantir o tratamento ético dos dados.

Automação e robôs

Nos últimos anos, o mundo testemunhou desenvolvimentos tecnológicos como carros autônomos, caminhões, drones automatizados e robôs. A tecnologia de automação está dominando todos os setores industriais e executando tarefas repetitivas e trabalhosas para garantir o bom funcionamento das organizações.

Edge computing

É o próximo grande passo após a computação em nuvem. Ela se concentra na capacidade de desempenho em ambientes de baixa latência, aumentando a segurança e maior largura de banda. Ele cria soluções atualizadas para as empresas para ampliar sua eficiência operacional, automatizar processos de negócios essenciais e melhorar o desempenho e o gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Processamento de linguagem natural aprimorado

O processamento de linguagem natural ou PNL é crucial para que as empresas produzam mais dados. É ela que torna mais fluída a interação homem-máquina. O treinamento de código aberto BERT aumenta a eficiência dos modelos de PNL. Ele analisa as palavras ou frases que faltam em um texto, entende seu significado e produz melhores resultados do que os modelos tradicionais de PNL.