Adidas cria primeiro tênis produzido por robôs

 

Adidas produz primeiro tênis fabricado por robôs (Imagem de divulgação)

Adidas produz primeiro tênis fabricado por robôs (Imagem de divulgação)

A Adidas anunciou, ontem, seu primeiro produto desenvolvido por robôs: um tênis de corrida batizado de Primeknit. O lançamento faz parte do projeto Futurecraft M.F.G., cujo propósito é montar linhas de produção totalmente controladas por robôs, segundo informações do site Engadget.

O tênis foi produzido na cidade de Ansbach, na Alemanha, na Speed Factory, totalmente automatizada. Numa fábrica tradicional, o processo de criação costuma durar 18 meses; na Speed Factory, algumas horas, desde que a produção seja feita no mesmo local da distribuição. O espaço também servirá para coletar uma maior quantidade de informações e viabilidades de componentes ao redor do mundo.

“Com a Speed Factory, temos uma inovação revolucionária que pode ser implantada em qualquer lugar do mundo”, disse James Carnes, vice-presidente de criação estratégica da Adidas, em comunicado. “Nossa ambição é levar aos consumidores o que eles querem e quando quiserem.”

A produção ainda contém etapas em que precisa de assistência humana, mas a maior parte é feita pelas máquinas. O design do calçado baseia-se em dados de ARAMIS, uma tecnologia que captura o movimento das passadas do indivíduo, mapeando as regiões com pele, ossos e músculos para criar um tênis personalizado e mais confortável. Por enquanto, apenas 500 pares do calçado estarão disponíveis e o preço não foi revelado.

Segundo a Adidas, o M.F.G. é apenas o começo. Mais produtos como esse devem surgir nos próximos meses dentro da linha Futurecraft, como sapatilhas feitas parcialmente com materiais impressos em 3D.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *