Adolescente indiano constrói satélite mais leve do mundo para a Nasa

Adolescente indiano constrói satélite mais leve do mundo para a Nasa

A Nasa lançará ao espaço em junho deste ano nos Estados Unidos o satélite mais leve do mundo, criado por Rifath Shaarook, de apenas 18 anos. O dispositivo em forma de cubo tem 64 gramas e tamanho que cabe na palma da mão.

Segundo o adolescente, ao construir o dispositivo, seu objetivo foi demonstrar o desempenho da fibra de carbono em uma impressora 3D. Shaarook contou a veículos de comunicação na Índia que seu satélite entrará em voo suborbital por quatro horas e mais 12 minutos dentro de microgravidade, como informou a BBC.

Ele disse que o projeto partiu totalmente do zero. O menor satélite do mundo terá um novo tipo de computador de bordo e mais oito sensores internos incorporados para medir aceleração, rotação e a magnetosfera da Terra.

A invenção de Shaarook foi a vencedora da competição dedicada a novos talentos do design “Cubes In Space”, criada pela organização “I Doodle Learning” e patrocinada pela NASA. Ele batizou o pequeno satélite de KalamSat, em referência ao cientista nuclear e ex-presidente indiano Abdul Kalam, figura pioneira no seu país quando o assunto é ciência aeronáutica.

Essa competição é um exemplo de como a NASA tem investido na busca por talentos fora da agência. Segundo o portal Futurism, além da “Cubes In Space”, a NASA também está lançando um dispositivo desenvolvido por outro jovem para a Estação Espacial Internacional, que tem como missão testar micróbios presentes em carcaças espaciais. Confira nesse mesmo portal, reportagem sobre um adolescente que apontou um erro em alguns dados da agência sobre níveis de energia.

Essa não é a primeira invenção de Shaarook. Aos 15 anos, ele construiu um balão de tempo, utilizado para navegação marítima, em uma competição nacional. Atualmente, ele trabalho como o cientista principal da organização indiana para jovens talentos Space Kidz India.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *