Airbus apresenta projeto de “carro voador”

Airbus apresenta projeto de “carro voador”

A Airbus, líder mundial na fabricação de aviões comerciais, promete mudar o jeito que as pessoas se locomovem nas grandes cidades. Ela apresentou, na última semana, durante a exposição Paris Air Show, o protótipo do CityAirbus, seu táxi voador autônomo.

A máquina voadora, com lugar para até quatro pessoas, pode reduzir o tempo de percurso em viagens de até 80 quilômetros, mostrando-se uma alternativa aos desafios do trânsito nos grandes centros urbanos. O “drone” será equipado com quatro rotores movidos a energia elétrica, algo parecido com o utilizado em drones, mas em dimensões  maiores.

A Airbus pretende realizar testes para uma pessoa ainda esse ano.

“Não é loucura imaginar que um dia as nossas grandes cidades terão carros voadores que atravessarão estradas no céu. Em um futuro não muito distantes, usaremos nossos smartphones para reservar um táxi voador totalmente autônomo”, comentou Tom Enders, diretor executivo da Airbus.

A empresa admite que o projeto ainda necessita de algumas melhorias em sua automação e tecnologia de senso e evasão. Em caso de alguma falha, o veículo será equipado com um paraquedas balístico que funciona mesmo em baixas altitudes.

Também durante a Paris Air Show, a Airbus apresentou o Vehana, outro veículo autônomo, porém com características mais próximas de um helicóptero. Ao contrário do CityAirbus, esta máquina será usada para o transporte de cargas ou para um passageiro apenas. O Vehana também deve realizar testes ainda nesse ano.

Recentemente, Dubai apresentou um projeto para tornar viável seu projeto de implementação de drones autônomos para passageiros. Os táxis voadores da cidade do emirado árabe é feito para uma pessoa apenas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *