Airbus vai lançar táxi aéreo

Airbus lança projeto para carro voador Vahana (Imagem de divulgação)

Airbus lança projeto para carro voador Vahana (Imagem de divulgação)

A fabricante mundial de aviões comerciais e helicópteros anunciou um projeto de fabricação de um “táxi do futuro”, um carro voador autônomo com capacidade para um passageiro e que consegue pousar e decolar verticalmente, o Vahana. O portal Gizmodo veiculou algumas imagens conceituais divulgadas pela empresa.

O projeto começou a ser desenvolvido este ano pela Airbus no Vale do Silício, mas os primeiros protótipos devem ficar prontos só em 2017. O lançamento do modelo de demonstração é previsto para 2020.

Segundo o portal The Verge, Vahana possui oito rotores em dois pares de asas, ambos capazes de mudar de direção dependendo da posição de voo do veículo — horizontal ou vertical. A aeronave funcionará de forma autônoma, pegando o passageiro e levando-o para seu destino. Ela terá sensores para detectar obstáculos e outras aeronaves e, em caso de queda, acionará um paraquedas balístico que funciona até mesmo em baixas altitudes.

“Além do veículo, queremos desenvolver tecnologias chaves para promover o avanço nos regulamentos para certificação e exploração de aeronaves automatizadas e alimentar um ecossistema que ajudará a tornar as cidades verticais do futuro uma realidade”,escreveu Rodin Lyasoff, CEO da startup A³, que está auxiliando a Airbus no projeto.

Segundo Lyasoff, carros voadores não tripulados são um sonho possível de se tornar realidade, já que as regras sobre veículos voadores estão começando a mudar, graças aos drones. Além disso, segundo ele, é mais barato produzir aeronaves do que carros terrestres.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *