Aparelho de ultrassom portátil chega às residências americanas

A empresa americana Butterfly Networks – especializada em inovações na área de saúde – produziu um aparelho portátil de ultrassom que pode ser conectado diretamente em qualquer smartphone. Seu nome é Butterfly iQ.

Além do tamanho diferenciado (quase metade do tamanho de um aparelho de ultrassom tradicional), a principal característica da invenção da Butterfly é o seu custo: apenas US$ 2.000 – até quatro vezes mais barato que modelos tradicionais.

Durante a utilização do aparelho, as imagens são mostradas diretamente no celular do usuário, conectado ao ultrassom via cabo. A imagem também pode ser replicada em smart TVs. Como o aparelho requer que o usuário baixe um app no celular, também é possível armazenar todas as imagens no smartphone, criando assim um histórico por paciente.

A bateria do Butterfly iQ permite a utilização do ultrassom durante duas horas ininterruptas. Sua estrutura, de alumínio, torna-o resistente a quedas e muito durável.

Criado inicialmente para uso doméstico, seu baixo custo fez com que até hospitais adotassem o aparelho. No hospital dos veteranos, em Nova York, toda a equipe médica foi presenteada com esses aparelhos, e os médicos admitem que a invenção é ótima, pois agiliza diagnósticos e reduz os custos de exames mais complexos.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, essa invenção acompanha um processo recente na área de tecnologia. “Graças ao design inteligente e tecnológico, diversas empresas estão apostando em versões domésticas e compactas de aparelhos que antes só poderiam ser encontrados em hospitais”, comenta Halpern.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *