Aplicativo para pessoas com deficiências auditivas funciona também como tradutor

O Google anunciou duas novas aplicações para celulares Android que podem ter impacto positivo na vida de pessoas com deficiências auditivas, além de ser útil como tradutor em tempo real. Estamos nos referindo aos aplicativos Live Transcribe e Sound Amplifier.

O mais inovador deles é o Live Transcribe (transcreve ao vivo),  que traduz e transcreve áudios em tempo real diretamente na tela do celular. Ao abrir o app, o microfone do celular começa a captar qualquer som no ambiente e tudo o que é falado vai aparecendo na tela do aplicativo. O programa reconhece até 70 línguas diferentes e pode traduzir seus textos nessa mesma infinidade de línguas.

Embora o aplicativo tenha sido criado para auxiliar pessoas com surdez, ele também  pode ser utilizado como tradutor em tempo real para viajantes e em diversos tipos de trabalho que envolvam a transcrição de áudios.

Já o Sound Amplifier foi pensado exclusivamente para pessoas com dificuldades auditivas.  Ele aumenta o som de músicas, áudios e mensagens para que pessoas com problemas de audição possam ouvir com mais facilidade.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, aplicativos voltados para a inclusão de pessoas com as mais variadas deficiências é uma tendência mundial. “O interessante desses aplicativos é que também servem para outros propósitos, como é o caso do Live Transcribe, podendo ser muito útil para jornalistas, músicos e pessoas que gostam de viajar,” comenta Halpern.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *