Aplicativo simula efeitos de pintura a óleo   

Pintura feita com WetBrush (imagem de divulgação)

Pintura feita com WetBrush (imagem de divulgação)

Um aplicativo de pintura em 3D que consegue simular com perfeição os efeitos de uma pintura a óleo e a forma como o pincel trabalha sobre a tela. O software, resultado de uma parceria entre a Adobe e a Nvidia é capaz de imitar uma técnica da pintura a óleo conhecida como “impasto”, em que o pintor coloca várias camadas de tinta na tela, uma sobre a outra. Essa era uma técnica muito utiliza pelo pintor Vincent Van Gogh. As informações são do portal The Verge.

Batizado de Wetbrush, o aplicativo permite que os artistas interajam com uma tela digital, simulando pinceladas. O computador reconhece os estímulos do pincel em tempo real e, imediatamente, traduz na tela o efeito das pinceladas, levando em conta a pressão que o artista faz ao pintar, com a vantagem de que não é necessário sujar as mãos.  Ao tratar a tinta a óleo virtual como dois tipos diferentes de simulações de partículas, o software também não exige um supercomputador para calcular as pinceladas, o que torna o processo muito rápido. A pintura virtual pode ser manchada, limpa, endurecida e misturada exatamente como o produto real.

O software possibilita que artistas amadores melhorem suas habilidades com menos custo e que artistas experientes possam rascunhar suas pinturas antes de passá-las para a tela. É um projeto ambicioso e os algoritmos fundamentais utilizados em seu desenvolvimento começaram a ser desenvolvidos em 2015. A equipe da Adobe desenvolveu pela primeira vez os algoritmos fundamentais para o Wetbrush em 2015. Com a colaboração de especialistas de software da Nvidia, todo o sistema foi sintonizado com otimizações chaves para que  funcione em tempo real.

Veja como o software funciona:


Comentários

Aplicativo simula efeitos de pintura a óleo    — 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *