Aplicativos com pegada sustentável

Aplicativo Ziit permite carregar o celular com energia renovável

Aplicativo Ziit permite carregar o celular com energia renovável

Os aplicativos são grande aliados da sustentabilidade e estão ao alcance da mão. Com a ajuda dos apps é possível estimular o consumo de energias limpas ao carregar o celular, poupar energia nas tarefas domésticas, fazer compras com maior consciência, reciclar materiais, participar de trabalhos voluntários, entre outros. É a tecnologia a favor do consumo consciente, do respeito ao meio ambiente e à coletividade.

Veja alguns exemplos de aplicativos, gratuitos, que podem ajudá-lo a proteger o meio ambiente e a contribuir para o consumo consciente e o respeito à coletividade.

Ziit carrega celular com energia renovável- Os usuários de telefone celular têm agora a opção de carregar os seus aparelhos usando energia renovável graças ao aplicativo ZIIT. Inédito no mundo, o aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Totum, encarregado da gestão do Programa de Certificação em Energia Renovável criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). O ZIIT está disponível gratuitamente para download nos sistemas operacionais IOS e Android. O Totum garante que para cada watt-hora (Wh) consumido pelo aparelho celular foi gerado um Wh equivalente de uma das fontes de energia renováveis escolhidos pelo usuário.

Mapa das Feiras Orgânicas – Identifica as feiras que vendem produtos orgânicos e agroecológicos em todo o País, cadastradas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a partir do site Mapa de Feiras Orgânicas. Ele identifica o ponto de venda mais próximo com a ajuda da geolocalização, traçando rotas para chegar ao local escolhido.

Estão cadastrados mais de 500 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o País, dos quais 90% são feiras. A ferramenta, que é colaborativa, é atualizada constantemente e a tendência é de que esta quantidade cresça ainda mais.
Disponível nos sistemas iOS e Android.

Rota da reciclagem – O aplicativo, uma iniciativa da Tetra Pak a favor da reciclagem, mostra de forma didática como participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para a reciclagem. Informa onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem embalagens da Tetra Pak. Este é um serviço que está em constante atualização.

Ride off Carbon – Além do stress com o trânsito e o custo da manutenção das peças, a quantidade de CO2 emitida é muito alta. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cada brasileiro emite em média 10 mil toneladas de gás carbônico todos os anos. Para criar uma maior consciência na emissão destes gases, o aplicativo calcula a quantidade de CO2 que você emite rodando de carro. O aplicativo traça um comparativo entre a quantidade de gás emitido e o quanto poderia ser economizado, caso o meio de transporte fosse alterado para ônibus ou bicicleta. Disponível gratuitamente apenas para Android.

Good Guide – Permite fazer compras mais conscientes. Com a câmera do celular, o aplicativo lê o código de barras dos produtos e dá informações sobre as substâncias utilizadas na composição do produto, assim como dados sobre questões legais da empresa, se a produção afeta o meio ambiente, ou ainda se condições mínimas de trabalho são mantidas aos funcionários daquela corporação. Ainda não foram incluídos produtos brasileiros, mas, segundo os seus criadores, o aplicativo deve alcançar em breve o país. Ddisponível gratuitamente para iOS e Android.

Verde – Com este aplicativo é possível calcular o consumo de todos os eletrodomésticos da casa e saber o custo médio da sua conta de luz no final do mês. O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema iOS (apenas para tablets).

Manual de Etiqueta Sustentável – Ensina boas maneiras ambientais. O aplicativo oferece uma coleção de dicas sobre energia, cidadania e consumo. Basta escolher algumas e tentar segui-las. O app, gratuito, mostra uma árvore virtual que cresce conforme você vai lendo as dicas.

Sparked – Lista organizações que estão precisando de ajuda com alguma coisa. Oferece 10,6 mil projetos de ONGs, principalmente nos Estados Unidos, com tarefas que levam de 15 minutos a duas horas para serem realizadas (os trabalhos mais solicitados são a criação de logotipos e sites, tradução e ações em mídias sociais). Informa que reúne 70 mil voluntários cadastrados.

Be Nice to Bunnies – O Be Nice To Bunnies informa ao usuário, empresas dos mais variados ramos, que não utilizam animais em sua fase de teste de produtos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *