Aplicativos de aprendizado à distância oferecem opções gratuitas na pandemia

pandemia do novo coronavírus, que está obrigando uma boa parte das pessoas a permanecer em casa para diminuir a velocidade de propagação da doença, também pode se transformar em oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Felizmente, nessa hora difícil, podemos contar com as tecnologias de comunicação que se desenvolveram de maneira exponencial nos últimos anos, para continuarmos a trabalhar, nos divertir, manter contatos com amigos e parentes, mas também estudar”, comenta o especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern. Surgiram, nos últimos meses, cursos de todos os tipos, que vão desde instruções para manutenção doméstica ou curiosidades até formações completas em profissões. Veja abaixo algumas plataformas nas quais é possível encontrar aulas gratuitas, muitas delas liberadas apenas durante este período excepcional.

 

Udemy – Voltada para professores e palestrantes, a Udemy organiza e facilita compartilhar conhecimento, com uma interface bastante amigável. O aplicativo funciona como um portal online, e permite a hospedagem de vídeos com conteúdos por todos aqueles que se dispuserem a compartilhar informações. Para utilizá-lo, é preciso fazer um rápido cadastro. É possível abrir uma conta de aluno, para interagir com os conteúdos, ou de professor, para subir os cursos. Para encontrar os assuntos de interesse, basta navegar pelas abas.

 

Coursera – O app fornece cursos criados para mais de 100 universidades globais, de forma gratuita. O aplicativo abriu os conteúdos durante a pandemia, a maior parte deles em inglês, para permitir que o conhecimento oferecido pelos centros de excelência no ensino superior pudessem ser compartilhados. Nessa plataforma, os cursos têm uma configuração formal, e os alunos precisam fazer inscrição até o dia 31 de julho de 2020 para participar.

 

LinkedIn Learning – A bem conhecida rede social profissional Linkedin tem também um braço educativo, especializado em formação para o mercado de trabalho. O LinkedIn Learning disponibilizou de forma gratuita durante a pandemia um curso a respeito de home office, que pode ser muito útil a uma série de profissionais que foram obrigados, de uma hora para outra, a desempenhar trabalho de casa. O curso se chama “Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade”, e inclui itens como trabalho em equipe, comunicação interpessoal, gestão de tempo, em mais de dez horas de material.

 

Stoodi – Tem mais de 5 mil videoaulas e de 30 mil exercícios sobre Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Pode ser muito útil para a garotada que vai fazer o ENEM. O app está com os conteúdos abertos durante a pandemia, e pretende mantê-los enquanto as aulas presenciais não voltarem. Para participar, é preciso fazer um cadastro simples com nome, celular, e-mail e senha de acesso.

 

Com informações: Udemy; Stoodi; LinkedIn; Coursera; TechTudo.