
A Microsoft lançou esta semana o Seeing AI, um aplicativo que ajudar deficientes visuais a “enxergar” o mundo à sua volta. Para usar a ferramenta, o usuário deve apontar o seu aparelho na direção desejada e esperar que a inteligência artificial aplicada descreva o que se passa em sua volta por meio de descrição em áudio. O app promete identificar objetos, ambientes, textos e até mesmo pessoas estimando idade e emoções.
Apesar de ser uma boa ideia, há muito o que melhorar, segundo o portal Mashable, que avaliou o aplicativo . O próprio app parece reconhecer as suas limitações, pois o primeiro aviso que aparece ao abrir a plataforma é: “o Seeing AI nem sempre é preciso”.
No caso de produtos com código de barras, o portal informa que não é novidade, já que outros aplicativos também fazem isto. O diferencial fica por conta da ajuda de direcionamento com a emissão de um aviso sonoro à medida que a câmera é aproximada do usuário.
O mais interessante, de acordo com o Mashable, é quando entra em cena pessoas e objetos. O aplicativo reconheceu de imediato uma mesa e um sofá.
O Seeing AI promete “entregar”, por dedução, através de algoritmos, a idade e o estado emocional da pessoa. O jornalista do Mashable, ao apontar para um colega, identificou que o app acertou a idade aproximada, mas não pareceu tão confiável ao analisar a expressão de seu rosto.
Por enquanto, o app Seeing AI só está disponível para celulares iOS nos Estados Unidos.