App para ajudar cegos a andar de ônibus

Aplicativo busca facilitar mobilidade de cegos (Imagem de divulgação)

Aplicativo busca facilitar mobilidade de cegos (Imagem de divulgação)

O programador Luiz Eduardo Porto utilizou sua experiência pessoal para criar um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência visual a se locomover pela cidade por meio de transporte público. “Quando saía de casa fazia sinal para todos os ônibus que passavam e, às vezes, para alguns caminhões também. Aí perguntava para o motorista para onde ele ia”, explicou Porto, que é deficiente visual e mora em São Caetano do Sul, ao portal Outra Cidade.

Após viver diversas dificuldades, Porto resolveu descobrir se os ônibus da cidade possuíam sistema de rastreamento por GPS, que permite acompanhar a posição do veículo e saber quanto tempo ele levará para chegar ao próximo ponto. Em suas buscas, o programador chegou à Cittati, que estava desenvolvendo um aplicativo para usuários de ônibus locais. Porto decidiu juntar-se à empresa e desenvolveu o CittaMobi Acessibilidade, voltado para deficientes visuais.

O aplicativo fornece ao usuário diversas informações, como a lista de pontos de ônibus da região. Ao escolher os pontos de origem e destino, o aplicativo emite um aviso sonoro dois minutos antes da chegada do veículo. Durante o trajeto, o aplicativo acompanha o itinerário da pessoa e, ao se aproximar do ponto de descida, emite um aviso. O aviso final é essencial, segundo Porto, para evitar que o usuário se perca ou sofra algum acidente ao descer em um local desconhecido. “Para quem enxerga, descer no ponto errado é tranquilo”, explica o programador. “Para quem não enxerga, não conhece a avenida e não sabe onde fica o ponto, é diferente. Se o outro ponto for em outra rua, você fica completamente perdido.”

Até o momento, o aplicativo atende passageiros de ônibus com deficiência visual em São Paulo e mais 32 cidades. O próximo passo, segundo Porto, é estudar a possibilidade de adicionar ao aplicativo instruções guiadas para caminhar até os pontos de ônibus.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *