As ambições da Apple em desenvolver seu próprio veículo autônomo podem ter sido retomadas. Apesar disso, os applemaníacos vão ter de esperar mais tempo antes de poder rodar com o veículo da empresa por aí. O projeto, intitulado Thoran, à princípio será um ônibus que transportará funcionários dentro do novo campus Apple Park, em Copertino (Estados Unidos), afirma uma reportagem no New York Times.
Apesar dos rumores que a Apple estaria avançando nas pesquisas para lançar o seu carro autônomo, o projeto foi sendo deixado de lado. Uma série de demissões e mudança de estratégia comercial foi preponderante para cair no esquecimento.
Entretanto, de acordo com o site da Business Insider, depois da debandada da equipe, a empresa estaria contratando novos profissionais com experiência em softwares de veículos autônomos para seguir com o projeto.
Segundo o “New York Times” apurou com cinco fontes anônimas ligadas ao Projeto Thoran, a Apple está desenvolvendo o sistema de condução chamado de PAIL (Palo Alto to Infinite Loop). Trata-se de um veículo autônomo que conduzirá os empregados aos prédios do Apple Park dando voltas em looping infinito.
O jornal norte-americano informa que o veículo seria fornecido por alguma montadora determinada, enquanto que o sistema de condução autônoma seria desenvolvido integralmente pela gigante da tecnologia.
Em abril deste ano, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia concedeu à Apple a permissão para testar seu sistema autônomo de condução em três estradas do estado norte-americano.