Arie Halpern: com ondas sonoras, celulares podem ser usados como meio de pagamento

Arie Halpern: com ondas sonoras, celulares podem ser usados como meio de pagamento

Não faltam opções no mercado quando o assunto é o desenvolvimento de tecnologias para pagamentos ou recebimentos. Estas alternativas vêm para substituir os meios convencionais, como cheque e dinheiro vivo. Estão aí os cartões de plástico com chips, sistemas de identificação de digitais e íris, códigos de barra bidimensionais (QR code) sendo usados pelo sistema financeiro e pelo comércio, tentando tornar mais fácil e mais segura a vida do usuário. Neste mercado já consolidado outra tecnologia emergente procura encontrar uma brecha para se colocar também como alternativa. Trata-se da tecnologia de comunicação por ondas sonoras.  Segundo explica Arie Halpern: “com ondas sonoras, celulares podem ser usados como meio de pagamento, sem necessidade de conexão com a internet”, diz o economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas.

O sistema funciona com base na conversa entre as máquinas – o celular e o equipamento de ponto de venda ou o caixa automático, por exemplo. O interessante é que para se realizar a conexão não há necessidade de nenhum hardware específico. Tudo se resolve por meio do software instalado nos dispositivos. “Um algoritmo é usado para codificar os dados em ondas sonoras que podem ser transmitidas para realizar pagamentos offline, bastando apenas a integração entre o celular do consumidor e o celular do comerciante”, explica o blogueiro indiano Vidur Kaul, do blog Digital Doughnut. O aparelho do comerciante emite uma onda sonora com os dados criptografados da operação. Estes são recebidos e decodificados pelo aparelho do cliente para que a transação possa ser finalizada.

O sistema pode ser também combinado à tecnologia NFC (Near Field Communications, ou seja, conexão sem fio a curta distância), embora neste caso seja necessária a utilização de hardware específico. É essa modalidade de comunicação por ondas sonoras com NFC, desenvolvida pela empresa de tecnologia ToneTag, que está sendo testada pelo HDFC Bank, na Índia. “Diferentemente do sistema antigo, em que um cartão era utilizado para fazer a transação no terminal, a nova tecnologia permite ao cliente completar a transação utilizando apenas o celular”, explica o artigo do Business Standard. “A possibilidade de prescindir da conexão com a internet torna essa tecnologia bastante interessante, inclusive como um meio complementar às demais formas de pagamento”, completa Halpern.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *