Arie Halpern: como a tecnologia está transformando a comunicação

Arie Halpern: como a tecnologia da comunicação está mudando a vida das pessoas

Arie Halpern: como a tecnologia da comunicação está mudando a vida das pessoas

 

Com inovações em telefones e computadores sendo lançadas em intervalos cada vez menores, o setor de comunicação nunca viveu tantas transformações em tão pouco tempo. O mundo nunca esteve tão conectado como agora.  Em 2014, o Gallup divulgou um relatório mostrando que 73% do universo de 1.015  norte-americanos entrevistados enviam e leem mensagens de texto, 39% se comunicam “muito” por texto e 55% se comunicam por mensagem, utilizando as plataformas das redes sociais. O estudo revelou ainda que 53% dos entrevistados não possuem linha de telefone fixo em casa. “As mudanças nas tecnologias de comunicação alteram a forma como nos relacionamos com outras pessoas, modificando paradigmas”, diz o economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas Arie Halpern. Como a tecnologia está sempre evoluindo, também a sociedade se adapta aos novos equipamentos.

Engana-se quem pensa que são apenas os jovens que embarcaram em uma nova maneira de se comunicar. Conforme o Gallup, entre os americanos com 65 anos ou mais, os três métodos mais utilizados para conversar com familiares e amigos à distância são telefones, celulares e e-mails. Pesquisa da Universidade de Stanford realizada no ano passado mostrou que o acréscimo de dispositivos de comunicação no dia a dia de idosos torna a sua vida menos solitária, mais satisfatória e até mais saudável, “Essa pesquisa é muito interessante porque vai de encontro à ideia de que pessoas mais velhas não conseguem se acostumar com tecnologias recentes”, diz Arie Halpern. “Elas são capazes e podem viver vidas melhores por causa disso, sentindo-se mais próximas de amigos e familiares.”

As redes sociais tiveram um impacto fundamental nessas mudanças. Segundo o relatório do Gallup, elas são um dos quatro meios de comunicação favoritos de jovens entre 18 e 29 anos. As redes sociais são um dos aspectos mais vitais para a comunicação hoje em dia, globalizando a informação e imprimindo uma velocidade à distribuição de notícias jamais sonhada.  As redes sociais nos permitem conhecer pessoas com quem nunca teríamos contato fisicamente e ainda podemos nos reconectar com antigos amigos e conhecidos com muito mais facilidade. Essa nova forma de se comunicar mudou até as relações com os consumidores. Com o Twitter, as empresas tiveram que repensar sua maneira de entrar em contato direto com o consumidor.

“Seja com indivíduos, grupos de pessoas ou empresas, a evolução da comunicação está nos tornando mais próximos e comunicativos”, diz Arie Halpern.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *