Arie Halpern: equipamentos de smart sports revolucionam treinos de profissionais e amadores

 

Para Arie Halpern, equipamentos de smart sports melhoram performance de esportistas

Para Arie Halpern, equipamentos de smart sports melhoram performance de esportistas

A tecnologia está cada vez mais incorporada às atividades esportivas, profissionais ou não. Bolas de basquete inteligentes, raquetes de tênis que dão feedback sobre as sacadas e sutiãs com chips que se adaptam à temperatura corporal são alguns exemplos de equipamentos para melhorar o desempenho de atletas. Segundo Arie Halpern, economista e empreendedor com foco em inovação e tecnologias disruptivas, a inteligência artificial e a internet das coisas possibilitaram a criação desses produtos e dispositivos.

Para esportes de impacto, em que há contato entre os jogadores, a empresa americana Impakt Protective Inc. desenvolveu um capacete inteligente com sensores sem fio. Chamado Shockbox, ele é capaz de emitir um alerta para o treinador ou para os pais do atleta no caso de impacto muito forte que possa resultar em uma concussão. “O uso do capacete pode diminuir o risco de lesões entre jogadores de futebol americano, hóquei,lacrosse e outros esportes de impacto”, diz Arie Halpern.  Pode ser usado em crianças e jogadores adultos profissionais.

Uma raquete de tênis inteligente que ajuda a melhorar a prática de atividades esportivas. Estamos falando do Qlipp, um sensor que, ao ser instalado na raquete, coleta informações sobre a performance dos atletas e seu avanço e as envia para um tablet ou smartphone. Parecida com o Qlipp, a bola de basquete Wilson X Connected Basketball também possui sensores internos que conseguem contar quantas cestas o praticante marcou e em quais áreas da quadra o desempenho é melhor. Para Arie Halpern, equipamentos de smart sports como esses ajudam principalmente os iniciantes, que ainda precisam aprender as técnicas do esporte. “Esse tipo de sensor faz com que as correções dos técnicos deixem de parecer arbitrárias, pois você pode ver as informações na tela”, afirma ele.

O golf também ganhou seus dispositivos conectados. O IOFIT é um tênis inteligente para ser usado durante o treino. O equipamento consegue avaliar informações como o equilíbrio, a quantidade de força aplicada em várias partes do pé e centro de gravidade do atleta.  As informações são enviadas para um dispositivo conectado, como smartphones ou computadores. Arie Halpern diz que esse tipo de análise é ótimo para atletas entenderem seus pontos fortes e fracos, seja no golfe ou em outros esportes.

Há ainda dispositivos de smart sports que prometem tornar os treinos mais confortáveis. É o caso do sutiã esportivo Aeros. Feito de lycra, malha e neoprene, o acessório tem implantado nele um microship “Curie”, da Intel, e possui pequenas saídas de ar que se abrem para resfriar o usuário durante exercícios vigorosos, evitando o superaquecimento. O sutiã também responde a mudanças de respiração, temperatura corporal e suor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *