“As práticas de gestão tradicionais sufocam o empreendedorismo”, diz Arie Halpern

As práticas de gestão tradicionais da maioria das organizações sufocam o empreendedorismo porque privilegiam a previsibilidade e a entrega de resultados, e cultuam a aversão ao risco. A opinião é de Arie Halpern, empreendedor com foco em projetos de tecnologias disruptivas e autor do blog Disruptivas e Conectadas. A cultura de centrar esforços na atividade existente, diz ele, é necessária, mas a criação de um ambiente em que a experimentação prospere é condição para a sustentabilidade do negócio.

Nesta entrevista, Arie Halpern elenca os pecados capitais da tecnologia disruptiva, comenta sobre os principais passos para abrir um negócio inovador e estabelece parâmetros para se alcançar sucesso na empreitada. Acompanhe os principais trechos da entrevista:

Quais os primeiros passos para garantir a sustentabilidade de um projeto inovador?

Arie Halpern – Assumir a inovação como parte da estratégia do negócio, estudar o mercado, planejar e administrar riscos, eis a fórmula para aumentar as chances de uma boa ideia resultar num negócio sustentável. Ainda assim, é preciso encarar que mesmo essas tecnologias estão sujeitas a rápidas mudanças em função da globalização e da velocidade da informação, sendo, portanto, muito difícil prever e garantir seu sucesso.

O estudo do mercado é muito importante na fase de concepção do negócio. Poderia comentar?

Arie Halpern – É preciso analisar friamente a viabilidade técnica, econômica e financeira do investimento; o empreendedor só pode tirar o projeto do papel se tiver convicção de que o mercado para o qual seu produto ou serviço se destina está em crescimento ou é promissor. Tem de avaliar o tempo de adoção do produto ou serviço e, principalmente, levar em consideração quem estaria pronto e disposto a comprá-lo ou contratá-lo.

Uma boa ideia nem sempre é viável. Qual a recomendação para o empreendedor não deixar se dominar pelo entusiasmo?

Arie Halpern – Ele deve se certificar de que a tecnologia seja aplicável no mundo real. Essa nem sempre é a preocupação do cientista ou do inventor. Por isso, muitas vezes é fundamental o papel desempenhado por um especialista em marketing, que é quem pode ajudar a transformar a nova tecnologia em produto ou serviço; ou descobrir onde estão os consumidores que ainda nem sabem que precisam daquela tecnologia; ou indicar os ajustes para que esses consumidores se disponham a experimentar o novo.

O que fazer para evitar que copiem sua ideia?

Arie Halpern – Antes de avançar no projeto, é importante avaliar se a novidade pode ou não ser copiada com facilidade. Se o custo de replicá-la for muito baixo, o negócio não tem futuro, morre antes de existir. Para que o investimento e o esforço valham a pena, o ticket de entrada tem de ser alto para quem quiser disputar o mesmo espaço.

Por que muitos negócios disruptivos morrem antes de trazer resultado para o investidor?

Arie Halpern – Porque o entusiasmo faz o empreendedor desconsiderar o retorno do investimento. As perspectivas de retorno devem ser analisadas, tendo em conta o tempo necessário para que a tecnologia ou inovação seja adotada. Em outros termos, não basta estar de posse de uma ideia genial, se não for possível fazer com que ela gere resultados antes que os investidores quebrem. Sem isso, a inovação, por mais que seja disruptiva, é só charme.

Qual a importância de se promover um programa de lançamento do produto ou serviço?

Arie Halpern – Essa é uma etapa extremamente importante,  mas, muitas vezes, relegada a segundo plano. A falta de um bom programa de lançamento pode ser mortal para o projeto, principalmente se os recursos disponíveis não foram considerados adequadamente.

Em relação ao planejamento, qual a importância dele para o negócio prosperar?

Arie Halpern Pensar que a genialidade basta é miopia. Sem capital de giro, nenhum negócio sobrevive, nem mesmo os disruptivos. Achar que as primeiras vendas podem sustentar a saúde financeira de uma empresa é ilusão. É preciso planejar, para não cair nessa armadilha.

O que diria sobre a importância do capital humano para os negócios inovadores?

Arie Halpern Enxugar demais a força de trabalho é um erro. Não investir num bom time de colaboradores, em controle de qualidade e bom atendimento é morte na certa para qualquer tecnologia, por mais disruptiva que seja.


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