As top 10 startups de inteligência artificial que mais fizeram open innovation em 2021

A 100 Open Startups, plataforma de open innovation com foco na geração de negócios entre empresas e startups, publicou seu ranking anual. Nele são classificadas as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes em inovação com startups.

O conceito de open innovation, ou inovação aberta, rompe com a perspectiva de que a inovação só pode ser construída dentro da empresa e propõe estruturas de colaboração entre organizações tradicionais e startups nas quais pode haver intercâmbio de equipes e profissionais, compartilhamento de propriedade intelectual e até mesmo a liberação de acesso a dados sensíveis – sempre com o intuito de alcançar objetivos estratégicos.

O objetivo do ranking é dar visibilidade para as startups selecionadas pelo mercado e também para as empresas tradicionais e os demais participantes deste ecossistema que mais se relacionam com startups. E, dessa forma, estimular e ampliar as oportunidades de negócios.

O especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern, destaca que o ranking deste ano revela um alto índice de renovação. “Do total de startups classificadas no ranking deste ano, 40% não figuravam na lista no ano passado, isso significa que há novos empreendedores em cena e muitas novas ideias surgindo”.

Apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta dobrou em 2021, registrando 26.348 relacionamentos de open innovation entre corporações e startups. Em 2020 foram 13.433 relações declaradas. E das mais de 18.000 startups cadastradas, 2.414 tiveram contratos de open innovation com corporações validados para o Ranking 2021, enquanto em 2020 foram 1.310.

De acordo com o ranking, entre as categorias que mais fizeram inovação aberta destacam-se as startups de Inteligência Artificial, seguidas de Big Data e Produtividade.

Conheça as TOP 10 em Inteligência Artificial:

  • Pix Force – Aplicação de visão computacional e machine learning para interpretação automática de imagens e vídeos, conforme a necessidade do cliente.
  • Sentimonitor – Inteligência Artificial para inteligência 360 sobre consumidores e clientes a partir de dados públicos da internet (blogs, social e jornais) e dados privados dos clientes (SAC, NPS, Avaliações).
  • 42 Codelab – Startup de Inteligência Artificial especialista em otimização da Cadeia de Suprimentos.
  • Datarisk – foco em produtos de Inteligência Artificial com um time de consultoria que resolve problemas de negócios utilizando IA, cujo propósito é democratizar o acesso a aplicações de IA e Machine Learning atreves de produtos SaaS.
  • PROA.AI – Oferece ChatBots de atendimento transacionais, com automação de processos utilizando inteligência artificial IBM Watson.
  • Vulpi – Por meio de Inteligência Artifical indica profissionais de TI que preenchem os requisitos necessários.
  • 4VANTS – empresa de inteligência artificial que identifica e analisa ativos em imagens.
  • 4intelligence – startup de ciência de decisão com soluções baseadas em análise de dados com algoritmos proprietários com AI, ML e GEO
  • NeuralMind – startup desenvolvedora de produtos KNY e KNP para garantir compliance em operações, segurança no onboarding digital e detectar fraudes, usando o estado da arte em Inteligência Artificial.
  • Jobecam – torna os processos seletivos mais eficientes, acessíveis, justos e diversos por meio da tecnologia de vídeo, contribuindo para reduzir viéses inconscientes na contratação de pessoas.