Ativações com NFTs, blockchain e drones foram as que mais atraíram atenção durante o SXSW 2022

Realizado neste ano de forma híbrida, devido à pandemia de Covid-19, o SXSW, maior festival de tecnologia, inovação e cultura, reuniu executivos, especialistas e entusiastas de tecnologia em Austin, no Texas. O combate às mudanças climáticas foi o principal tema, dividindo a pauta com as inovações no universo virtual. “Em linha com as tendências atuais da indústria, o SXSW 2022 mostrou grande ênfase em blockchain, tokens não fungíveis (NFTs) e criptomoedas”, diz Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas.

Para quem circulou pessoalmente pelos teatros, centros de convenções e outros locais por onde se espalham os eventos do South by South West, o que mais chamou a atenção foram as ações de live marketing de várias marcas. É a chamada experiência de marca, ou brand experience, uma estratégia usada para promover o engajamento e fidelização dos consumidores com as marcas por meio experiências ao vivo.

Show de drones, NFTs no mundo real e criação de blockchain ao vivo foram algumas das ações que mais chamaram a atenção do público.

Entre as ações mais tecnológicas e descoladas no SXSW 2022, destacam-se:

Doodle – NFTs se materializam no mundo real

O projeto de NFT Doodles, cujo ícone é um mascote que vomita um arco-íris, fez em Austin uma ativação que pela primeira vez materializou seus tokens não fungíveis (NFTs). Doodles é uma coleção de 10.000 NFTs de desenhos de gatos, alienígenas, macacos e mascotes em tons pastéis criados pelo artista Burnt Toast. Com o sucesso, as figuras ganharam espaço no mundo real com camisetas, adesivos, pins e uma estatueta colecionável de vinil colorido lançadas na loja conceito do SXSW, que oferecia uma experiência imersiva.

Show de drones no céu de Austin

Para celebrar o lançamento da série Halo, o canal de streaming Paramount Plus apresentou um show de drones no céu de Austin. Em duas noites dos nove dias de festival mais de 400 drones desenharam personagens da série em imagens com 90 metros de altura e 180 metros de largura, equivalente a cerca de dois campos de futebol. Ao fim, exibiam um gigantesco código QR que, quando escaneado, direcionava ao trailer da série.

Parque Temático ‘Super-Heróis & Superestrelas’

O serviço de streaming Prime Video, da Amazon, criou um parque temático de super-heróis baseado em dois de seus maiores programas: The Boys e The Lizzo’s Watch Out for the Big Girls. A área dedicada ao The Boys foi batizada de “VoughtLand” e trazia uma hamburgueria, um bar e um carrossel. A parte de Lizzo incluía um túnel com frases escritas nas paredes e anunciadas por alto-falantes, um salão de beleza e um bar em forma de uma gigantesca caixa de suco.

Blockchain Creative Labs

O estúdio de NFT Blockchain Creative Labs, da Fox Entertainment, mostrou NFTs, blockchain e web3 em seu espaço. Junto com painéis, happy hours e apresentações de shows e DJs. Os participantes puderam ouvir e comprar músicas em NFTs na estação BCL_RecordBlocks. A empresa também criou protocolos de comprovantes de participação para vários locais do SXSW, permitindo que os usuários se lembrem por onde passaram. Os artistas do SXSW puderam criar NFTs de seus trabalhos e os cineastas criaram cartazes de estreia para seus filmes disponíveis para compra através do mercado de NFTs SXSW x BCL. Da mesma forma, havia o SXSW x BCL NFT Ledger, uma sala de instalação de vídeo que mostrava os dados do SXSW sendo criados na blockchain em tempo real, o que resultou na produção de seu próprio NFT no final do festival.

Rolling Stone + Meta

A ativação da revista Rolling Stone e a Meta, controladora do Instagram e Facebook, incluiu o uso dos óculos inteligentes Ray-Ban Stories e o headset Meta Quest 2 VR. Ambas as empresas firmaram parceria também com o coletivo multimídia Essencial Creative para desenvolver uma plataforma para artistas sub-representados e lançou a série reels Behind the Creator, que dá destaque a criadores de conteúdo emergentes.

Twitter House

O Twitter instalou cabines batizadas Twitter Spaces, onde o público pôde participar de conversas e discussões por áudio em tempo real sobre os temas dos painéis e apresentações da programação do festival. A ideia foi levar a experiência personalizada do SXSW, com suas diversas culturas, conversas e vozes únicas, para todos os usuários do Twitter.

Samsung Galaxy x Billboard House

A Samsung, em parceria com a revista de música Billboard, fez ativações em vários locais. A principal foi a Samsung Galaxy x Billboard House, que apresentou vários elementos interativos, como o espaço Shoot in the Stars, para demonstrar a nova câmera noturna do smartphone da fabricante coreana. Outra área, chamada Peaks of Performance, mostrava as outras funções da câmera.