Austrália está construindo uma das maiores estradas para carros elétricos do mundo

Austrália está construindo uma das maiores estradas para carros elétricos do mundo

O estado de Queensland, na Austrália, anunciou nessa quinta-feira que terá cerca de 2 mil quilômetros de estrada dedicados a carros elétricos. De acordo com o governo local, trata-se da futura maior estrada elétrica em um único estado e uma das maiores do mundo.

Durante os dois mil quilômetros de trecho, passando por 18 cidades, serão distribuídas 18 estações de recarga para carros híbridos e elétricos. Cada estação poderá recarregar um veículo por completo em apenas 30 minutos. O serviço será oferecido de graça por pelo menos um ano, afirma o ministro do Meio Ambiente, Steven Miles. Segundo ele, essa é uma tentativa de aumentar o número de carros elétricos rodando no país. Atualmente, 700 modelos movidos a energia limpa circulam pelas estradas australianas.

“Esse projeto é ambicioso, mas queremos o maior número possível de pessoas a bordo da revolução elétrica dos automóveis, como parte de nossa transição a um futuro de baixas emissões de carbono”, diz Miles. A rede de US$ 3 milhões tem o “potencial de revolucionar a forma como viajaremos, no futuro, em Queensland”.

A rodovia de Queensland abrangerá uma distância comparável à construída na costa oeste dos Estados Unidos, entre os estados da Califórnia, Oregon e Washington. Maior que elas, apenas a estrada Trans-Canadá EV, que, com 8 mil quilômetros, é a mais longa do mundo.

Ainda é um cenário especulativo, mas Miles aponta, por meio de pesquisa, que metade dos cidadãos de Queensland consideraria comprar um veículo limpo nos próximos dois anos. Apesar de o custo dos carros terem diminuído nos últimos anos, a nova estrada seria a maior motivação da população local.

O estado de Queensland é o maior emissor de carbono da Austrália. Os carros para passeio correspondem a quase metade das emissões entre os transportes, de acordo com o departamento estadual de meio ambiente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *