Boné avisa quando caminhoneiro cair no sono na estrada

Boné avisa quando caminhoneiro cair no sono na estrada

A Ford criou um boné que emite avisos sonoros, de vibração e luzes quando detecta sinais de sono e cansaço nos motoristas. A criação foi feita pensando nos caminhoneiros, que chegam a dirigir por horas e mais horas sem interrupção pelas estradas brasileiras. 

O acessório chamado de Boné Alerta interpreta, com a ajuda de sensores, os movimentos feitos pela cabeça dos pilotos. Segundo a empresa, o boné foi testado durante oito meses por um grupo de motoristas, que dirigiram por mais de 5 mil km em condições reais de condução. Antes disso, um estudo foi realizado para diferenciar os movimentos rotineiros de trabalho e com os que indicam sono. Então, por exemplo, se o motorista enquanto estiver dirigindo pender a cabeça para o lado como quem vai cair sono, o acessório começa a vibrar, além de emitir avisos sonoros e de luz. O motorista deve entender que deve parar para tirar um cochilo.

A criação foi apresentada durante a Fenatran, maior salão do setor de transporte de cargas da América do Sul, para comemorar os 60 anos do primeiro caminhão brasileiro.

“Esse é um exemplo de tecnologia de vestir desenvolvida com foco nas pessoas, uma inovação com potencial para prevenir acidentes e tornar as vias mais seguras”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do sul em apresentação. 

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 11% dos caminhoneiros já se envolveram em pelo menos um acidente nos últimos dois anos e 45% afirmaram ter recebido alguma oferta de drogas ou substâncias ilícitas, principalmente em postos de combustíveis. Outro dado curioso é que 60% desses profissionais classificam a profissão como perigosa.

O protótipo encontra-se ainda em fase de testes para, depois, ser encaminhado para o processo de patenteamento e certificação. Não há planos de produção e comercialização. A Ford espera por propostas de parceiros para tirar a criação do papel em breve.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *