Bosch e TomTom criam tecnologia de segurança em estradas baseada em radares

Empresas fazem parceria para criar tecnologia de segurança nas estradas

A multinacional alemã de engenharia e eletrônica Bosch e a empresa holandesa fabricante de sistemas de navegação para automóveis TomTom fizeram uma parceria para desenvolver um método inovador de segurança nas estradas e ruas. Segundo o portal TechCrunch, a ideia é criar um novo tipo de mapa com alta resolução que indica a localização de cada veículo por meio da sua “assinatura”, detectada por radares e câmeras nas estradas. Essa tecnologia poderá substituir o sistema de vídeo usado anteriormente para identificar o posicionamento de cada carro em uma estrada, mas que tinha o defeito de funcionar de forma ineficiente em caso de chuvas ou nevoeiros.

A Radar Road Signature, como a tecnologia foi batizada, consegue capturar bilhões de reflexos criados pelos radares ao “bater” em objetos ao longo da estrada. O padrão dos reflexos é coletado para formar uma imagem digital do ambiente, mostrando placas, carros e outros objetos. Para Dirk Hoheisel, membro do conselho da Bosch, “o mapa criado dessa maneira é capaz de determinar a localização exata de cada objeto com poucos centímetros de erro”.

A revista Forbes aponta que esse tipo de inovação é essencial para a expansão dos carros autônomos, que precisam de sensores bem alinhados para “ver” o ambiente em que se encontram. Outro benefício do novo método é que o volume de dados utilizados é menor do que o exigido na técnica atual, o que permite que os dados sejam transmitidos de forma mais rápida e eficiente. Isso é especialmente interessante para os carros com tecnologia autônoma, que precisam tomar decisões em tempo real.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *