Brasileiros sofrem com ciberataques

Ciberataques causam prejuízos para brasileiros (Imagem de divulgação)

Ciberataques causam prejuízos para brasileiros (Imagem de divulgação)

Uma pesquisa publicada no relatório anual da empresa de proteção e segurança de softwares Norton Security aponta que os brasileiros sofreram prejuízos de US$ 10,3 bilhões (cerca de R$ 35 bilhões) em ataques virtuais este ano. Em relação ao ano passado, o número de ataques no Brasil cresceu 10%. As informações são do portal Canal Tech.

Um dos motivos atribuídos aos ciberataques é a falta de cuidado dos usuários com seus dispositivos e o excesso de confiança: um em cada cinco usuários não utiliza nenhuma medida de proteção. A pesquisa também aponta que 62% dos consumidores acreditam que seus dispositivos já estão protegidos, quando não estão. Mesmo assim, 60% deles estão cientes dos riscos do universo virtual. As descobertas mostram que as pessoas, embora mais conscientes em relação à necessidade de proteger suas informações pessoais on-line, não estão motivadas a tomar precauções adequadas para ficarem seguras, afirmou Fran Rosch, vice-presidente executivo da Norton no relatório. “Enquanto os consumidores continuam complacentes, os hackers estão melhorando suas habilidades e adaptando seus golpes para aproveitar de cada brecha.”

O portal Bitmag informa ainda que, apenas no Brasil, 42,4 milhões de pessoas foram afetadas.

O relatório anual Norton Cybersecurity Insights Report 2016 levantou dados em entrevistas com mais de 20.907 usuários de dispositivos em 21 países.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *