Câmera utiliza smartphone para evitar batidas de carro

Quem dirige sabe que pode ser complicado ficar de olho em tudo o que acontece em volta do carro, principalmente quando se está dando ré. Algumas empresas têm trabalhado para tornar essas manobras mais seguras e uma delas desenvolveu um método bem simples para fazer isso funcionar: colocar uma câmera na parte traseira do carro que se conecta ao smartphone do motorista.

A Pearl Rear-Vision, criada pela empresa Pearl, pode ser instalada em qualquer carro fabricado depois de 1996. Completamente wireless, ela utiliza seu smartphone como tela e ao invés de ser uma câmera grande e volumosa que provavelmente seria roubada de seu carro, ela fica escondida dentro da placa do carro. Para instalar, coloca-se uma espécie de moldura, que contém a câmera, em volta da placa do carro que se conecta ao sistema OBD-II do veículo. Quando esse inicia um movimento em ré, o OBD-II avisa a câmera, que liga o smartphone e transmite as imagens para ele.

A câmera Rear-Vision é à prova d’água e seu processo de instalação dura apenas alguns minutos. Seu visual pouco chamativo evita que ela seja alvo de ladrões. A moldura que cobre a placa do carro oferece dois tipos de visão para o motorista, uma fechada e outra mais aberta, para que quem estiver dirigindo não perca nenhum detalhe, e o sistema oferece ainda um alarme sonoro disparado por meio do smartphone caso o carro esteja prestes a bater em algo. Outra ideia interessante do projeto é que a câmera é recarregada utilizando energia solar captada pela própria moldura, o que significa que não há a necessidade de gastar a bateria do carro com isso ou de trocar a bateria da Rear-Vision de tempos em tempos.

Veja como a Rear-Vision funciona neste vídeo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *