Arie Halpern: car sharing, o serviço de compartilhamento de carro, conquista o mundo

Depois das bikes, agora, é a hora e a vez dos carros compartilhados. O serviço de car sharing pegou na Europa, e se expande para outros continentes. Segundo um estudo da WRI Ross Center for Sustainable Cities, em cinco anos, o número de operadoras no mundo mais do que quadruplicou. Hoje, elas estão em 41 cidades de 7 países em desenvolvimento. O Brasil é um deles. Em 2020, de acordo com pesquisa do Navigant Research, estima-se que o setor de serviços de compartilhamento deverá movimentar, globalmente, US$ 6,2 bilhões.

Crescimento dos sistemas car sharing em economias emergentes (Gráfico: WRI Ross Center for Sustainable Cities)

Específico para o uso rápido, o compartilhamento de carros consiste no aluguel de veículos por um determinado período. Apesar de não existirem dados efetivos, o serviço de car sharing está ajudando a reduzir a quantidade de veículos nas ruas, o que, em efeito dominó, reduz o trânsito e a emissão de poluentes, além de ajudar na conscientização dos usuários quanto aos custos de se manter um veículo próprio. No Brasil, a Zazcar, de São Paulo, opera com 60 veículos, em mais de 40 locações e possui um funcionamento simples. O usuário que deseja locar um carro deve acessar o site da empresa e fazer um cadastro. O cliente é, então, orientado a procurar um ponto de distribuição, onde ele retirará um cartão (Zazcard), para  fazer a reservas. Depois, basta escolher um dos carros disponíveis e ir até o local em que o veículo estará estacionado (o site oferece um mapa de todas as regiões de retirada, como na imagem abaixo). Com o tempo de aluguel mínimo de uma hora, a empresa também oferece seguro e combustível.

LocaisZazcar

Site da Zazcar ilustra quais são as localidades em que modelos de carros podem ser retirados

O conceito, que tem sido bem recebido por todo o mundo, possui suas particularidades dependendo de cada empresa. A suíça Mobility, pioneira na área, possui atualmente uma frota de 2.700 veículos, localizados em mais de 1.400 pontos. E, para acompanhar a digitalização atual, já realiza operações por aplicativo. Para se ter noção da relevância desse serviço e do seu impacto em algumas cidades, em Hoboken, em New Jersey, os carros das empresas de compartilhamento têm vagas exclusivas nas ruas.

CarroCompartilhado1

Locação da Mobility, na Suíça

Em um momento em que a conveniência do veículo próprio é desafiada, o serviço de compartilhamento de carros se destaca. A montadora Ford é mais uma empresa a aderir à tendência mundial, lançando um serviço de aluguel de veículos em Londres, em que, também por um aplicativo, o usuário realiza suas reservas e pagamentos. Que a cultura do compartilhamento seja uma tendência pelo potencial que tem de reduzir o trânsito e a poluição.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *