Carros autônomos são o destaque do Salão do Automóvel de Paris

O Salão do Automóvel de Paris 2016 começa neste sábado, dia 1º, e tem como destaque os carros autônomos. Após edições voltadas para veículos mais econômicos e que utilizam combustível sustentável, esta terá a participação de 19 montadores e fornecedores, que apresentarão as tendências dos automóveis sem motoristas. O evento deste ano reflete a revolução digital do setor e a corrida das empresas para ver quem sai na frente, segundo reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo“.

Uma das participantes, a montadora norte-americana Tesla, do bilionário Elon Musk, deve começar a vender veículos autônomos em 2018. Já a coreana Hyundai prevê o início das vendas para 2030. Diversas empresas de tecnologia têm se envolvido nas pesquisas do setor, como Google, Tesla e Uber, que já injetaram bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de automóveis sem condutor.

A maior dificuldade das montadoras é a legislação, já que cada país tem uma regulação diferente. No Estado de São Paulo, por exemplo,  em caso de acidentes, quem deverá pagar a conta: a montadora ou o criador dos algoritmos que orienta a navegação do veículo? Essa é a dúvida.

Outro destaque do Salão de Paris é a presença dos carros movidos a energia elétrica. A montadora alemã Volkswagen trouxe dois de seus maiores sucessos dessa modalidade: os modelos Passat e Golf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *