Casa inteligente terá assistente pessoal até no micro-ondas

Na última semana, durante um evento em Seattle, a Amazon lançou diversos aparelhos para uso doméstico equipados com Alexa, a assistente pessoa que permite a execução de tarefas à distância, por comandos de voa ou até mesmo pelo celular. O destaque ficou por conta do micro-ondas inteligente, com wi-fi e bluetooth, que “conversa” com os outros devices controlados por inteligência artificial.

A máquina inclui dezenas de comandos pré-programados, para o cozimento de alimentos rotineiros. Basta dizer “Alexa, pipoca” que a assistente saberá qual o tempo e a potência necessários. Mas há também controles genéricos, com a indicação do período de tempo, como “Alexa, dois minutos”. Conforme o consumo de pipoca evolui, Alexa faz as contas e pode comprar mais pipoca para o usuário na loja virtual da Amazon, se for previamente autorizada.

O mais impressionante, porém, não é o modelo do micro-ondas (pouco diferente de um aparelho convencional), nem sua potência, mas o recado que a Amazon está querendo passar: ele serve para mostrar às empresas, aos engenheiros e desenvolvedores que é muito simples transformar qualquer eletrodoméstico em “smart” utilizando o Alexa Connection Kit. A solução, que promete conectar milhares de aparelhos com Alexa de maneira intuitiva, contribui para posicionar a Amazon na vanguarda da casa inteligente.

Desenvolvida em 2014, Alexa realiza mais de 30 mil tarefas que vão desde seleção musical, leitura de notícias e checagem da temperatura de um ambiente até contas matemáticas e travamento das portas. Além do micro-ondas, Alexa também estará presente no Echo Wall Clock, relógio de parede que utiliza LEDs próximos dos números para mostrar alarmes configurados pelo usuário; nos displayers Echo Show; nos Smart Plugs, plugues de tomada inteligentes; e também os produtos de som Echo Sub, Echo Link e Echo Link Amp.

Inteligência para os negócios

A Microsoft também está investindo em sua assistente pessoal, Cortana, e acaba de lançar um pacote para empresas. O Cortana Skill Kit poderá ser utilizado para customizar equipamentos, criar processos informatizados na empresa e aumentar a produtividade. Com foco nos negócios, o pacote permite a configuração de diferentes níveis de acesso, facilitando o controle por parte das corporações.

A automatização dos equipamentos e utensílios diários é um sonho há muito perseguido. Filósofos gregos como Aristóteles ponderavam quais seriam as consequências caso as enxadas e as vassouras pudessem trabalhar sozinhas. “As tecnologias atuais, que envolvem inteligência artificial, redes neurais e formas diversas de conexão como wi-fi e bluetooth nos permitem criar a casa dos sonhos; o desafio é fazer com que a tecnologia rompa barreiras sociais e econômicas para chegar aos lares de milhares de pessoas. Se não tivermos que perder tempo com demandas cotidianas, teremos uma sociedade sem dúvida mais produtiva e mais criativa.” – advoga Arie Halpern, executivo especializado em inovação e tecnologias disruptivas.

Saiba mais: Assistentes virtuais prezam comunicação com usuário
Saiba mais: Microsoft aposta em geladeiras inteligentes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *