Cashback é tecnologia a favor do usuário. Sim ou não?

O cashback, que em português significa dinheiro de volta, é uma espécie de programa de fidelidade que devolve parte do valor gasto em uma compra. Esse tipo de benefício, já muito consolidado nos Estados Unidos e no Reino Unido, vem ganhando força em plataformas de compras online.

Após se cadastrar na plataforma, que funciona como um intermediário, o usuário acumula um valor a cada compra que fizer em sites de e-commerce parceiros. O saldo é cumulativo e fica armazenado na conta do usuário até atingir um valor mínimo ou um prazo estipulado, para que possa ser resgatado, creditado em conta ou usado em novas compras.

“O conceito não é exatamente novo, pois é similar aos programas de milhagem ou pontuação em cartões de crédito. A diferença é que, em vez de pontos, os usuários recebem dinheiro de volta. E, agora, essa alternativa está disponível em plataformas criadas especificamente para isso”, explica o especialista em tecnologias disruptivas Arie Halpern.

Plataformas como Méliuz,  Ame DigitalBeblueMooba e Poup, entre outras, possuem parcerias com milhares de estabelecimentos online e físicos. Elas registraram expressivo crescimento desde o início da pandemia, com o aumento nas compras online. E, ainda, têm grande potencial de crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, o cashback atinge 6% das transações online enquanto no Brasil não chegam a 2%.

Algumas das grandes redes de varejo também estão adotando iniciativas similares. O Magazine Luiza lançou recentemente uma opção dinheiro de volta atrelada à carteira digital de pagamento MagaluPlay.

As plataformas contribuem com as vendas de lojas físicas e online, recebem uma comissão por isso e repassam parte do que ganham para os consumidores. As lojas parceiras, por sua vez, dão uma porcentagem de volta a cada compra. A Amazon, por exemplo, devolve 4% do valor na compra de eletrônicos e a Microsoft, 3% no departamento de informática.

O que oferecem as plataformas

Beblue

O saldo acumulado pode ser usado para novas compras nas lojas parceiras ou para transferir a amigos cadastrados. O cashback varia entre 2% e 200% do preço do produto ou do serviço. Funciona apenas em lojas físicas.

Miéluz

Oferece cupons de desconto em lojas físicas e online. O cashback varia entre 1% e 150% do preço do produto ou do serviço e pode ser resgatado quando atingir R$ 20. O dinheiro é devolvido por meio de transferência para conta bancária do usuário.

Mooba

Oferece cupons de desconto e cashback em compras online. Com a instalação de uma extensão no navegador, o consumidor recebe um alerta quando visitar uma loja parceria da Mooba. Devolve entre 0,5% e 7% do preço do produto ou serviço. A devolução é feita na conta bancária do usuário.

Poup

Oferece cupons de desconto e cashback em lojas online credenciadas. Devolve entre 0,5% e 20% do preço do produto ou do serviço por transferência para conta bancária ou PayPal, a cada R$ 30 acumulados.