#CES2022: megafeira que combina tecnologia, inovação e gadgets excêntricos abre as portas em Las Vegas

Com a tradicional mistura de novas tecnologias, produtos inovadores e gadgets excêntricos, a CES 2022 abriu as portas em Las Vegas, nos Estados Unidos. Este ano, a megafeira de eletrônicos, realizada pela Consumer Technology Association – CTA, acontece em formato híbrido, presencial e online.

Na última edição presencial, em janeiro de 2020, cerca de 170 mil pessoas visitaram a feira. Neste ano ainda há incerteza sobre a quantidade de público que a feira deve atrair. Gigantes da tecnologia, como Amazon, Google, Meta, Microsoft, Lenovo, Intel e Tik Tok anunciaram que estarão presentes apenas virtualmente devido à pandemia.

“Os destaques, nesta edição, devem se concentrar em tecnologias emergentes como NFTs, Metaverso, Criptocompanies e a categoria de tecnologia espacial, que vem crescendo na esteira da nova corrida espacial, com investimentos privados”, prevê Arie Halpern, especialista em tecnologias disruptivas.

Entre as inovações e gadgets curiosos estão uma lâmpada inteligente que monitora o sono, dispositivo para desumidificar o ouvido e a tecnologia de identificação de cachorros pela impressão do focinho.

 

Lâmpada inteligente 

A lâmpada inteligente desenvolvida pela Sengled rastreia o organismo durante o sono, sem a necessidade de usar um smartwatch ou outro dispositivo próximo ao corpo. A empresa de iluminação adicionou tecnologia de radar às suas lâmpadas para monitorar indicadores biométricos, como frequência cardíaca, temperatura corporal e outros sinais vitais. Várias lâmpadas conectadas por Bluetooth podem formar uma rede para detectar alterações nos sinais que possam indicar uma queda ou outro incidente.

 

Impressão de focinho

O aplicativo para smartphones Petnow usa IA para registrar a impressão do focinho de um cachorro, que, como uma digital humana, possui rugas únicas. Assim, é possível identificá-los sem a necessidade de implantar microchips no animal.

 

Saúde auditiva

A Linkface criou um dispositvo similar a um fone de ouvido com Bluetooth que mede a umidade e a temperatura dentro da orelha e possibilita a circulação de ar no canal auditivo. Conforme a necessidade, o DearBuds emite luz e calor para desumidificar o canal, evitando a proliferação de bactérias. O nível de umidade pode ser conferido no estojo do DearBuds.

 

Configuração flexível para jogos

A Alienware, divisão de hardware de jogos da Dell, desenvolveu uma configuração que permite mudar o dispositvo e continuar o jogo exatamente onde estava. Com o Concept Nyx, como o aplicativo é chamado, você pode mudar de um PC no quarto para uma tela de TV na sala ou qualquer outro dispositivo de forma instantânea. Além disso, dá para jogar até quatro games simultaneamente. Ele oferece maior largura de banda, diminuindo o delay durante a reprodução.