China avança no projeto dos Ônibus de Trânsito Elevado (TEB)

Ônibus de Trânsito Elevado

China cria Ônibus de Trânsito Elevado / Crédito: CCTV+

 

Engenheiros chineses anunciaram, durante a 19ª Feira Internacional de Tecnologia Beijing China (CHITEC), no último dia 22, a criação do Transit Elevated Bus (Ônibus de Trânsito Elevado), que visa acabar com os problemas diários de congestionamento, especialmente em cidades como Shangai e Pequim.

O TEB é um ônibus especial movido em parte por energia elétrica e em parte por energia solar, que opera em trilhos construídos nas ruas, acima das rotas dos automóveis, como um túnel móvel, carregando até 1200 passageiros de estação a estação.

Segundo o portal “Mashable“, o cenário ideal é que o novo modelo de transporte chinês diminua o congestionamento, aumente o uso de transporte público e ajude a reduzir a poluição, um dos maiores problemas do país. Em entrevista ao Mashable, Bai Zhiming, um dos engenheiros do projeto disse que o TEB funciona de forma semelhante à do metrô, mas é mais barato de se fabricar e todo o sistema pode ser concluído em um ano. Cada ônibus deve custar cerca de 4,5 milhões de dólares para ser fabricado.

Não é a primeira vez que um modelo de transporte desse gênero é proposto no país asiático. Em 2010, o ônibus fez sua primeira aparição na Expo Pequim, mas dúvidas sobre o projeto fez com que ele fosse cancelado. Críticas ao projeto incluíam dúvidas se ele seria realmente seguro em relação a outros veículos e se os custos para construir as estações elevadas seriam muito altos.

Ainda não há uma data para que os ônibus entrem em circulação, mas um dos designers do veículo, Song Youzhou, disse ao “New York Times” que os protótipos já começaram a ser construídos e que cinco cidades — Nanyang, Qinhuangdao, Shenyang, Tianjin and Zhoukou –assinaram contrato com a companhia. (qual companhia, Yolanda?

Assista o vídeo demonstrativo do ônibus abaixo


Comentários

China avança no projeto dos Ônibus de Trânsito Elevado (TEB) — 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *