Cientistas criam bactéria que trata água e gera energia

Bactéria trata esgoto e gera energia (Imagem de divulgação)

Bactéria trata esgoto e gera energia (Imagem de divulgação)

Uma nova forma de gerar energia e tratar água ao mesmo tempo foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Gante, na Bélgica. O novo método utiliza uma bactéria específica que pode trazer diversos benefícios para o meio ambiente. Segundo o portal Gizmodo, o método ainda está em fase de testes.

Francis Meerburg, pesquisador no Centro de Tecnologia e Ecologia Microbiana da Universidade de Gante, explicou ao portal que os níveis de material orgânico no esgoto são muito baixos para serem recuperados diretamente, por isso a equipe começou a investigar como utilizar a bactéria para captar o material.

O site Phys.org explica que, usando o processo de estabilização de contato, até 55% da matéria orgânica pode ser recuperada do esgoto. Os sistemas atuais de tratamento conseguem recuperar entre 20% e 30%. O processo geraria energia suficiente para tratar completamente o esgoto sem necessitar de energia elétrica externa.

O processo funciona deixando as bactérias em “jejum” por um período específico. Em seguida, elas são colocadas em contato com o esgoto e passam a se alimentar da matéria orgânica, ingerindo partes dela. Os restos não digeridos são recolhidos e utilizados na produção de energia e produtos de alta qualidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *