Cientistas criam câmera que enxerga através do corpo humano

Cientistas criam câmera que enxerga através do corpo humano (Divulgação)

Cientistas da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia, desenvolveram uma câmera capaz de enxergar através do corpo humano. O dispositivo foi criado para ajudar médicos a acompanharem exames internos, como a endoscopia.

Tais procedimentos normalmente são feitos por métodos bem mais caros, como o raio-X. A câmera criada funciona por meio de detecção de fontes de luz dentro do corpo, como a ponta iluminada do tubo flexível do endoscópio.

O professor que chefia o projeto, Kev Dhaliwal, acredita que o dispositivo tem potencial para diversas aplicações. “A capacidade de observar a localização de um objeto é crucial para muitas aplicações na área da saúde, à medida que avançamos com estudos de abordagens cada vez menos invasivas para o tratamento de vários tipos de doença”, conta ele à reportagem da BBC

Os primeiros testes para a câmera mostraram que o protótipo poderia rastrear qualquer fonte de luz através de 20 cm de tecido muscular. A câmera pode detectar partículas individuais, chamadas fótons, e é tão sensível que pode capturar pequenos vestígios de luz passando pelo tecido.

“O que mais gostei desse estudo foi desenvolver a capacidade de trabalhar com os médicos para entender na prática o desafio que eles têm, para depois adaptar tecnologias e alguns princípios”, disse o chefe dos estudos na Universidade de Herior-Watt, Michael Tanner. “Espero que possamos continuar essa abordagem interdisciplinar para fazer uma diferença real na tecnologia da saúde”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *