Cientistas criam drone inquebrável

drone-inquebravel

Inspirados pela natureza dos insetos, cientistas da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, construíram um quadricóptero (aeronave impulsionada por quatro motores) que se encolhe em caso de colisão, absorvendo o dano, e que retorna ao formato original após impacto. Segundo o portal Gizmodo, a ideia de criar esse quadricóptero veio das vespas. Esses insetos têm uma articulação flexível única em suas asas, que permite que se mantenham rígidos durante o voo, mas encolhem na direção oposta em caso de colisão. Esse mecanismo evita que as asas das vespas, compostas por uma membrana muito fina, se quebre.

Atualmente, a maioria dos drones é feita de material plástico leve ou de fibra de carbono, o que facilita o voo, mas o material não oferece proteção para o  caso de aterrisagens bruscas ou impactos fortes. Por isso, os pesquisadores da EPFL projetaram uma nova fuselagem externa para os drones, de elástico flexível que se liga ao corpo central por uma série de imãs, permitindo que o núcleo se separe das asas em caso de impacto. A fuselagem interna absorve o dano, protegendo o restante do dispositivo.

“A singularidade do projeto proposto reside no fato de que a estrutura fica rígida durante o vôo, mas se suaviza durante as colisões”, escreveu um dos pesquisadores em um artigo publicado no jornal IEEE Robotics and Automation Letters. “Essa característica permite combinar as vantagens dos sistemas rígidos e macios: estabilidade e resposta rápida aos comandos do usuário durante o voo e proteção na hora de colisões.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *