Cientistas criam wearable para monitorar níveis de hidratação

hidratacao

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um wearable (um dispositivo que as pessoas podem usar como se fossem acessórios) de baixo custo para medir os níveis de hidratação da pele do usuário e informar quando é necessário beber mais água. As informações são do portal ReadWrite.

Ainda em fase de testes, o protótipo é leve e feito para ser usado por qualquer pessoa, pois tem elasticidade. O wearable pode ser construído em duas versões: como uma pulseira ou como um adesivo colado no peito. O funcionamento é complexo, feito a partir de dois eletrodos dentro de um composto de polímero elástico e ainda contém nanofios de prata. Os eletrodos monitoram as propriedades elétricas da pele, o que é vital para a medição dos níveis de hidratação, pois são as propriedades elétricas que mostram os padrões de resposta de hidratação e desidratação.

O protótipo passou por diversos testes com o auxílio de uma pele artificial para medir os níveis de hidratação e provou ser eficaz. Os resultados não são alterados por variações de temperatura ou umidade. O portal The Engineer aponta que, custando apenas um dólar, o protótipo foi tão eficiente quanto equipamentos comerciais de monitoramento de hidratação. Em entrevista ao portal, Yong Zhu, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, disse que o sensor pode ser utilizado para proteger a saúde de pessoas trabalhando no calor, para melhorar a performance de atletas e para vigiar as condições de saúde de pessoas que sofrem de doenças específicas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *