Arie Halpern: comodidade é inimiga da inovação

InovaçãoAcessível

Arie Halpern: comodidade é uma das piores inimigas da inovação

Investir em inovação contínua e no aumento da oferta são requisitos básicos para a sobrevivência das empresas num mundo em que as novidades disruptivas não param de  surpreender. O pior que pode acontecer a uma empresa é cair na vala da acomodação, da “inovação única”. O sucesso de um produto ou serviço não dura para sempre. Num mundo ávido por inovação, rapidamente o seu produto ou serviço será superado por um concorrente se você não tiver agilidade e visão para se aventurar  em novos nichos.  Uber, Airbnb e Amazon, são exemplos emblemáticos de empresas globais que não se acomodaram nas tecnologias pioneiras e que se lançam continuamente no Oceano Azul.

Na última semana, a Amazon foi manchete nos noticiários dos grandes portais especializados em tecnologia. Conhecida por ser uma das pioneiras no serviços de comércio eletrônico, a empresa anunciou que vai oferecer um serviço de streaming semelhante ao da Netflix, atual referência no setor. Ao anunciar pacotes de séries e filmes por uma assinatura mensal de US$ 8,99, a Amazon estreia nesse mercado com  um diferencial em relação à concorrente: a possibilidade de assistir off-line aos vídeos disponíveis pelo serviço. A disputa dessas duas gigantes pelo mercado de streaming promete render novas batalhas, mas já sinaliza que pode ser saudável , principalmente, para os consumidores.

Atentas às necessidades dos usuários, empresas como Uber e Airbnb aproveitaram suas estruturas e aperfeiçoaram os serviços oferecidos, com o propósito de disponibilizar a melhor experiência ao cliente. No caso do Uber, o desenvolvimento do aplicativo Uber Rush, especializado em serviços de entrega (como o de motoboy), aproveita a logística já existente. Ainda que o serviço esteja restrito a apenas três cidades norte-americanas, ele demonstra que o Uber está em evolução permanente. Na mesma linha, o Airbnb anunciou que ampliará a oferta de serviços, disponibilizando em seu aplicativo dicas personalizadas de passeios e guias feitos por moradores locais. Desta forma, a empresa passará a oferecer um cardápio completo na área de turismo.

Essas  referências de companhias pioneiras em seus respectivos setores  mostram  que, mesmo bem posicionada, uma empresa precisa evitar o ostracismo e estar sempre em busca do novo. A comodidade é a pior inimiga da inovação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *