Conectividade automotiva na pauta mundial

Foto: Divulgação (Radiomize)

O mercado automobilístico está sempre pronto a incorporar inovações para saciar as expectativas de seus consumidores ou para criar necessidades. Por isso mesmo, está permanentemente no radar das empresas de tecnologia, grandes e pequenas.

As empresas israelenses, que já brindaram o mundo com a criação do Waze, continuam de olho nesse segmento e prometem entregar novos produtos que vão facilitar a vida dos motoristas.
Um deles é o assistente de direção desenvolvido pela Mobileye, que atua como um sistema de prevenção de acidentes. Utiliza câmeras e algoritmos avançados prontos para informar aos veículos o que vem pela frente: curvas, pedestres, sinais de trânsito ou outros veículos. A tecnologia já foi incorporada em carros feitos pela Audi e Tesla Motors.

Outro é o aplicativo da Radiomize, criado para resolver o problema dos motoristas que não podem esperar para responder mensagens de texto e fazem isso dirigindo, contra todo bom senso. Para solucionar a questão, a empresa criou um sistema que permite ao motorista ditar o texto. Uma pequena tela touchscreen instalada no painel permite também ao motorista controlar o celular sem tirar sua atenção da estrada.

No Brasil, grandes montadoras estão empenhadas em embarcar mais e mais na tecnologia automotiva. A General Motors está testando tecnologias de direção autônoma. Honda, Chevrolet e Volkswagen adotaram recentemente, segundo o portal Quatro Rodas, o Android Auto, sistema de conectividade entre Androids e automóveis criado pelo Google. A Ford promete lançar este ano uma plataforma de conectividade chamada Sync 3, compatível com o ApplePlayCar.

Como se vê, há muito espaço a ser ocupado pelas empresas brasileiras de tecnologia. As empresas israelenses são um bom exemplo do caminho a ser seguido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *