Conheça a Cybathlon, competição que une atletas e tecnologia

SCHWEIZ CYBATHLON

Foto: ETH Zurick/ alessandro Della Bella 

Um novo evento esportivo de alcance internacional terá sua primeira edição em outubro de 2016. Nomeada de Cybathlon, a competição acontecerá em Zurique, na Suíça, e reunirá atletas que combinem suas técnicas e habilidades ao uso da tecnologia. Ao incluir pessoas com restrições físicas, o torneio objetiva desenvolver o potencial dos seus competidores, demonstrando que não há limites quando o esporte é vincyulado à tecnologia. Além disso, o Cybathlon estreia desempenhando um papel fundamental na área das tecnologias assistivas, ao divulgar as inovações mais recentes no campo da acessibilidade.

Criada por Robert Riener, Ronald Triolo e Kyu Jin Cho, a Cybathlon permite o uso de qualquer tipo de inovação, sendo ela  disponível no mercado ou novos protótipos criados em laboratórios de pesquisa. Para os idealizadores do evento, a competição poderá facilitar, de alguma maneira, a relação entre desenvolvedores de tecnologia e pessoas com deficiência. E essa intenção pode ser vista nas muitas modalidades da competição, que contarão com equipamentos como exoesqueletos, cadeiras de rodas, estimulação elétrica funcional e interfaces cérebro-computador para controlar qualquer equipamento.

Além de possuir pistas para caminhar/correr com cadeiras de rodas (ações que englobam obstáculos diários enfrentados pelos deficientes), a competição contará com modalidades como a corrida Cybathlon, voltada para competidores tetraplégicos. Nela, pilotos usarão capacetes conectados a computadores e poderão controlar avatares por meio de um jogo. Com a “força do pensamento”, será possível saltar sobre obstáculos, acelerar, correr, enquanto a corrida virtual acontece.

SCHWEIZ CYBATHLON

Foto: ETH Zurick/ Alessandro Della Bella 

É assim, com foco na robótica, que a competição Cybathlon tem a pretensão de ser vista por todo o mundo. Além do potencial de impulsionar a fabricação de novas tecnologias, a competição desperta uma nova visão sobre o esporte e amplia as fronteiras na área da saúde. Que vença o melhor!

Confira o vídeo da competição:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *