Conheça a nova tendência em investimentos para startups

Os quase dois anos de pandemia incorporaram ao nosso cotidiano novos hábitos, como o uso de aplicativos de compras, de solicitações de serviços financeiros, de consultas médicas e de aulas, e acabaram acelerando outras inovações. Essas transformações aumentaram o apetite dos investidores por empresas mais jovens, de base tecnológica, presentes nas mais diversas áreas, e que espelham a chamada nova economia.

Para quem deseja investir em empresas que carregam o DNA da inovação, estimulando o empreendedorismo, uma boa opção são os fundos Venture Capital (VC), especializados em startups e empresas pequenas com grande potencial de crescimento pelo fato de oferecerem um produto ou serviço inovador.

“No mundo todo, empresas de tecnologia estão entre as que mais têm crescido, porque conseguem perceber e atender as necessidades dos consumidores, mas ainda temos uma oferta pequena dessas empresas focadas em inovação, por isso, o potencial de ganho tende a ser maior”, afirma Arie Halpern, especialista em disrupção tecnológica. Ele recomenda que os investidores procurem saber o seu perfil de risco antes de tomar qualquer decisão.

Fundos Venture Capital

Os fundos VC analisam vários projetos e levam em conta o estágio em que a staturp se encontra. É possível investir na fase inicial ou intermediária da empresa. O chamado Seed Money, ou Capital Semente, é feito em empresas iniciantes, que ainda precisam ser constituídas. Há ainda as Incubadoras, que ajudam os empreendedores a construir e a consolidar a empresa e também as Aceleradoras, um tipo de investimento voltado para empresas já estabelecidas e que estão funcionando, mas que precisam acelerar seu crescimento e melhorar seu desempenho.

O Venture Capital é um investimento de risco e que costuma oferecer retorno em longo prazo. O ganho para o investidor pode demorar anos e ocorrer por meio de IPO (Oferta Inicial de Ações), consolidação de mercado via compra por um player concorrente ou até mesmo venda para outro fundo de investimento.