Copo “digital” quer enganar seu paladar

Copo “digital” quer enganar seu paladar

 

Pesquisadores da Universidade Nacional de Singaputa criaram um copo capaz de enganar o paladar humano. Assim, um simples copo de água pode virar qualquer outra bebida de sua preferência.

O Vocktail, como é chamado, tem como base uma estrutura feita em impressão 3D, que contém três cartuchos de essências e três microbombas de ar que impulsionam o odor. Elas lançam moléculas de cheiro que supostamente mudam a percepção da pessoa em relação ao sabor da bebida.

Na borda do vidro do copo hátiras de eletrodos que, em contato com a língua, enviam pulsos elétricos, estimulando o paladar a imitar diferentes gostos. São 180 microamperes para um sabor azedo, 80para um sabor amargo e 40 para um sabor doce.

Um LED na parte inferior do Vocktail também pode piscar, de acordo com a cor que a pessoa quiser, podendo ser correspondente à cor da bebida.

Todos os recursos citados são controlados por um aplicativo, que permite aos usuários personalizar a bebida que quer sentir.

Por enquanto, o produto não está disponível para vendas, mas Nimesha Ranasinghe, pesquisador e líder do projeto, pretende inserir o produto em diferentes comércios, como pubs. “Quantas vezes você já foi a um pub e pediu uma bebida, mas acho que poderia ser um pouco mais azedo ou ter uma pitada de menta”, explica ela ao portal Mashable.

Ele espera que o produto possa ser mais personalizável no futuro, podendo mudar de temperatura e teor de gás.

“Gostaríamos de simular outros atributos de uma bebida. Isso dará aos usuários a opção de criar novos sabores. Imagine experimentar um mojito com um toque de chocolate ou morando?”, conta ele.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *