Cybathlon é a primeira “olimpíada biônica” do mundo

Primeira olimpíada biônica do mundo começa dia 8 de outubro (Imagem de divulgação)

Primeira olimpíada biônica do mundo começa dia 8 de outubro (Imagem de divulgação)

Competidores do mundo inteiro poderão, em outubro, usar exoesqueletos robóticos, membros eletrônicos, cadeiras de rodas elétricas e outros dispositivos tecnológicos para participar da Cybathlon, primeira olimpíada biônica do mundo, organizada pela universidade suíça ETH Zurich. Segundo a BBC, o evento será realizado na própria universidade e já conta com cinquenta times participantes de vinte e cinco países diferentes.

Os “esportes” dessa olimpíada incluem cortar pão, subir escadas e colocar roupa em uma máquina de lavar. “Esportes com portadores de deficiências estão em foco graças ao sucesso das Paralimpíadas de Londres, mas as pessoas não veem a luta que pessoas com algum tipo de deficiência enfrentam todos os dias”, diz Kevin Evison, competidor do time londrino do Imperial College, que utilizará uma prótese avançada de braço durante o evento.

A universidade espera que o evento encoraje engenheiros a criar produtos que ajudem pessoas com vários tipos de deficiência. “O problema é que a maioria das pesquisas é feita com indivíduos capazes de utilizar seu corpo sem dificuldades”, explica Ana Matran-Fernandez, líder do time participante da Universidade de Essex. “É muito difícil achar pessoas interessadas a vir para o laboratório e passar por esses longos treinamentos, mas Cybathlon nos deu um motivo para fazer isso.”


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *