Data centers do Google serão alimentados com energia renovável

Google alimentará data centers apenas com energia renovável (Imagem de divulgação)

Google alimentará data centers apenas com energia renovável (Imagem de divulgação)

Em comunicado oficial, o Google anunciou que manterá seu plano de utilizar 100% de energia renovável em seus centros de dados até 2017. A empresa começou a adotar a política de energia renovável em 2010, quando comprou energia de uma usina eólica para seu centro de dados em Iowa. Em 2015, segundo o portal BBC, o Google se comprometeu a utilizar apenas energia renovável para seu banco de dados.

Os 13 data centers da empresa consomem, por ano, 5,7 terawatt-horas de eletricidade. No blog da empresa, o Google anunciou ser a maior empresa compradora de energia renovável do mundo. Segundo o vice-presidente de infraestrutura técnica Urs Holzle, nos últimos seis anos, o custo da energia eólica e solar caiu 60% e 80%, respectivamente, fazendo com que a energia renovável se torne uma opção mais barata. “Já que a energia eólica não funciona 24 horas por dia, também ampliamos a compra de outras variedades de energia renovável”, explica o vice-presidente.

A iniciativa da empresa foi aprovada por ONG’s e organizações ambientais, como a Friends of Earth (FoE). O participante Alasdair Cameron disse à BBC que investir em energias verdes é bom para as empresas e para o planeta. Em 2010, a Alemanha também emitiu uma nota dizendo que planeja utilizar apenas energias renováveis no país inteiro até 2050.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *