Dispositivo criado pelo MIT lê as emoções por sinal wireless

Uma pesquisa desenvolvida no laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) resultou na criação de um dispositivo especial, batizado de EQ-Radio, que interpreta emoções humanas com alto grau de precisão usando sinais wireless de rádio, segundo o portal TechCrunch.

A professora do MIT Dina Katabi, responsável pelo projeto, informa que o dispositivo pode ser usado por companhias que querem criar uma inteligência emocional em seus produtos, especialmente nas áreas de entretenimento, publicidade e assistência médica. Um exemplo seria usar a tecnologia em smart TVs para medir com mais precisão resposta do observador a anúncios e programação. Na área de saúde, ele poderia auxiliar no diagnóstico e monitoramento de condições com fortes componentes emocionais, como depressão e ansiedade, ou auxiliar pessoas com autismo a interagir com outras pessoas.

O dispositivo distingue quatro emoções com 87% de precisão: entusiasmo, tristeza, raiva e felicidade. O EQ-Radio não precisa de sensores corporais ou imagens para captar as emoções e mesmo assim é capaz de reconhecer padrões de respiração e batidas de coração.

“Sabendo como o coração humano se comporta em diferentes estados emocionais podemos olhar para o ritmo do pulso de uma pessoa aleatória e, com segurança, identificar suas emoções”, explica Mingmin Zhao, membro do time de desenvolvimento do EQ-Radio ao portal Engadget. Fadel Adib, outro membro do time, explica que o sistema de leitura do equipamento é tão sensível que pode literalmente detectar se o ritmo do coração pular uma batida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *