Dispositivo reproduz sensação de calor, frio e dor em experiências VR e VA

Dispositivo reproduz sensação de calor, frio e dor em exeriências VR e VA (Divulgação / TEGway)

Atualmente, apenas os sentidos de visão e audição são explorados para criar realismo em ambientes de realidade virtual e realidade aumentada. A TEGway quer ampliar essa experiência. A startup – uma spin-off do Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia do Sul – criou um dispositivo chamado ThermoReal que permite ao usuário sentir calor, frio e até dor, dependendo das circunstâncias do jogo ou vídeo.

Trata-se de um dispositivo termoelétrico que muda de temperatura, variando de 4 até 40 graus Celsius. Então, se você estiver jogando algum game que envolva chamas, a sensação de calor será imediatamente reproduzida por meio do acessório.

Para o ThermoReal funcionar, a empresa desenvolveu uma camada semicondutora flexível que, a partir da corrente elétrica fornecida, é capaz de aquecer ou refrigerar qualquer um dos lados ou até mesmo acionar as temperaturas parcialmente para causar desconforto. Como se trata de uma estrutura flexível, o acessório se adequa aos mais variados formatos.

O portal Engadget foi ao evento HTC Vive X, em Xangai, para levantar mais informações sobre o gadget. Na primeira experiência, o jornalista convidado testou uma versão demo em que tinha que segurar um bastão conectado a um laptop. Durante a simulação, ele assistiu ao vídeo de um homem mergulhando lentamente em um poço de água gelada. À medida que ele ia mais fundo, o bastão ficava mais frio.

Em outra experiência, o jornalista viu um vídeo de uma chama sendo movida em direção a uma mão. A sensação de calor intenso foi transmitida no mesmo momento.

O que mais surpreendeu o jornalista foi a sensação de uma leve dor,  possível graças a uma mistura de temperaturas. O frio com o calor deu a ele a impressão de estar recebendo uma picada de um inseto, provocando desconforto.

De acordo com o portal Mashable, a startup TEGway espera que fabricantes de hardwares apresentem a criação para joysticks, luvas e até mesmo cadeiras e blusas. As possibilidades de uso são grandes.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *