Dubai dá outro passo para se tornar a cidade do futuro: drones autônomos para passageiros

Divulgação / Volocopter

A cidade de Dubai acaba de anunciar um novo cronograma para testes de implantação de drones autônomos para passageiros.  O serviço de transporte aéreo está dentro do projeto para tornar o emirado árabe conhecido como a “cidade do futuro”. A RTA, órgão responsável pelas estradas e transportes local, anunciou um acordo com a empresa de aviação alemã Volocopter para o fornecimento das aeronaves. A medida foi anunciada durante a Cúpula Mundial dos Governos, realizada em fevereiro, mas só agora está ganhando forma.

Os táxis aéreos autônomos transportarão passageiros em rotas predeterminadas por toda a cidade. O período de testes começará no quarto trimestre desse ano. A RTA pretende seguir fazendo testes durante cinco anos, até que uma nova legislação esteja em vigor para dar margem a uma expansão ainda maior.

A primeira versão do projeto de táxi aéreo utilizou um Ehang 184, modelo que comporta cerca de até 230 quilos e tem capacidade para apenas uma pessoa. A intenção, no entanto, é passar a usar o Volocopter 2X, com dois assentos.

As funções da aeronave são totalmente elétricas. São 18 rotores e nove sistemas de baterias independentes. A fabricante alemã afirma que a bateria de carga rápida pode ser carregada em 40 minutos, o suficiente para voar por um tempo máximo de 30 minutos. A velocidade média do drone é de 50 km/h, podendo chegar a até 100 km/h.

O projeto estava previsto inicialmente para ser iniciado no mês de julho, mas a RTA empurrou o período experimental para o quarto semestre de 2017 para se certificar de que o sistema está de fato pronto antes de decolar. A instituição está trabalhando com colaboração da Aviação Civil de Dubai para resolver trâmites legislativos e operacionais, assim como padrões específicos para servir potenciais operadores de serviços de táxis.


Comentários

Dubai dá outro passo para se tornar a cidade do futuro: drones autônomos para passageiros — 1 comentário

  1. O futuro esta chegando,drones pra atender diversas áreas e seguimentos,robótica na medicina,indústrias,o Japão acabou de lançar para o espaço mais um satélite para GPS,para diminuir um erro de 10mts,para 10cm,não so isso,para também encontrar idosos perdidos e muito mais.Estamos atentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *