Elon Musk inaugura túnel de alta velocidade em Los Angeles 

O empresário Elon Musk aguardou o fim do ano para inaugurar seu novo protótipo de túnel subterrâneo projetado para transportar carros em alta velocidade. O Loop Tunnel, construído em Los Angeles, tem apenas 1,6 km de comprimento, mas espera-se que seja apenas o começo de uma complexa rede idealizada com o objetivo de escapar do trânsito.

O túnel foi construído durante todo o ano de 2018 com técnicas de engenharia de última geração. A intenção é que os carros trafeguem pelo túnel a uma velocidade de até 240 km/h sem risco de acidentes. Por enquanto, apenas os carros elétricos da Tesla – outra empresa de Musk – são compatíveis para viajar nesse grande empreendimento.

Por meio de elevadores automáticos, os carros descerão até o túnel e serão inseridos em uma espécie de trilho que irá controlar a movimentação do automóvel. Travas especiais são colocadas em cada uma das rodas para impedir que o carro bata nas paredes e para controlar sua velocidade. O carro ainda se movimenta com suas próprias rodas, mas o volante fica inativo durante o percurso, assim como o acelerador.

Nos testes realizados pelo próprio Elon Musk e pela imprensa local durante a inauguração, os carros não chegaram sequer a atingir a velocidade de 100km/h. Segundo o empresário, a baixa velocidade se explica pelo fato de ainda estar em fase de testes.

Veja a inauguração do túnel aqui:

 

A ideia do invento é que o túnel principal seja conectado a diversas artérias de escape. Na via principal a velocidade será altíssima e, quando o usuário estiver chegando perto de uma das saídas de destino, o carro diminui a velocidade e entra na via pretendida, tudo de forma automática.

Questionado sobre a utilização de carros de outras marcas no túnel, Elon Musk disse ser possível utilizar qualquer carro desde que o mesmo receba algumas “melhorias”. Para modificar o carro, o empresário estimou intervenções de até U$ 300,00 no veículo.

Para Arie Halpern, economista e especialista em tecnologias disruptivas, a ideia de escapar do trânsito é o sonho de muitos, principalmente em grandes centros urbanos. O problema é a ansiedade com que alguns projetos são implantados. “Elon Musk é um grande inventor, mas tende a se dedicar a dezenas de projetos ao invés de focar seus esforços. Isso resulta em projetos incompletos ou inacabados, como é o caso do seu protótipo de túnel. Quando estiver finalizado e apto para carros de todas as marcas, poderemos avaliar melhor o sucesso de seu invento.”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *